top of page
  • Foto do escritorYohanna Emmelly

CFC: Amazoom e Internews promovem oficina sobre curadoria e checagem de fake news

A ação é o quarto encontro do I Ciclo de Formação Complementar da Amazoom promovido em parceria com o Projeto Enraizado na Confiança da Internews.


O Amazoom (Observatório Cultural da Amazônia e Caribe) em parceria com a equipe do projeto Enraizado na Confiança da Internews promove, de 19 à 21 de setembro, a oficina ''Rumores no Jornalismo: Curadoria de conteúdo, Checagem e Respostas possíveis''.


Os encontros acontecerão das 14h30 às 17h na sala 173, localizada no Bloco I da Universidade Federal de Roraima (UFRR).


A oficina contará com a participação da equipe da Internews, como convidados especiais, e terá como facilitador o Prof. Vilso Jr. Santi, doutor e docente dos cursos de graduação em Comunicação Social – Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFRR.


Os interessados devem preencher o formulário disponível neste link de forma gratuita. Para os participantes da capacitação no formato presencial será disponibilizado uma ajuda de custo de até R$100,00. O curso é voltado para estudantes de Jornalismo da UFRR e jovens comunicadores indígenas e indigenistas.


O objetivo da oficina será discutir os princípios básicos para o trabalho de curadoria, checagem e respostas possíveis à desinformação e aos rumores presentes nas mais diferentes práticas comunicacionais. Além de apresentar conceitos base para a utilização de técnicas comunicacionais que auxiliem no combate à infodemia - a pandemia de desinformação.

Facilitadores de Convidados Especiais do quarto encontro do I Ciclo de Formação Complementar do Amazoom.


CFC


A capacitação é parte do I Ciclo de Formação Complementar (CFC) organizado pelo Amazoom em parceria com a Internews, financiado pela United States Agency for International Development (USAID).


Conforme a organização, o CFC foi criado como forma de complementar a formação de estudantes de jornalismo e jovens comunicadores indígenas. O objetivo do projeto é desenvolver produtos informativos com o acionamento de linguagens híbridas com foco no combate de rumores, notícias falsas e da pandemia de desinformação.


A expectativa é que, no âmbito do CFC, sejam realizadas oito oficinas entre os meses de maio e outubro. Além disso, o CFC contará ainda com um evento de encerramento, o II Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão do Amazoom, previsto para ocorrer em novembro de 2022.


Enraizado na Confiança


A Internews é uma organização internacional sem fins lucrativos com 30 escritórios em todo o mundo. Os programas da Internews são construídos com base na convicção de que todos merecem notícias e informações confiáveis para tomar decisões informadas sobre suas vidas.


O projeto Enraizado na Confiança (Rooted in Trust), da Internews, busca responder à "infodemia" (desinformação, notícias falsas, rumores e excesso de informação, em especial em relação à COVID-19) que aprofunda a discriminação e afeta o acesso a serviços e assistência básica em comunidades vulneráveis.

183 visualizações0 comentário
bottom of page