• Paola Carvalho

Aula pública discute combate à desinformação e práticas de enfrentamento ao negacionismo

Atualizado: 21 de out.

O evento é online e inicia a partir das 17h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo por meio da plataforma Zoom.


Na tela do seu celular, no computador, na televisão ou até mesmo pelas ondas de transmissão em rádio de pilha: uma chamada provocativa lhe convida a se interessar por um assunto que parece mentira. E será que não é? Para identificar se a informação é falsa ou não, o público precisa adotar técnicas de reconhecimento de tais informações equivocadas. Quem tiver interesse no assunto pode participar da aula pública “Experiências e Práticas no Combate à Desinformação”, que acontece na próxima terça-feira (25).


O evento é online e inicia a partir das 17h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo por meio da plataforma Zoom. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link https://forms.office.com/r/YD5UpvH5XM.


A ação é promovida pelo Projeto ‘Enraizado na Confiança’ da Internews e contará com a participação do coordenador do Amazon, Vilso Santi, da coordenadora executiva do Intervozes, Viviane Tavares, a gerente de educação da agência de dados ‘Fiquem Sabendo’, Taís Seibt, e a diretora do ‘Fala Produtora’, Thaís Lazzeri. A aula será mediada pelo doutor em Comunicação e especialista em desinformação, o analista de dados do Enraizado na Confiança, João Guilherme Bastos dos Santos.


O mentor de mídia do Projeto Enraizado na Confiança, Bryan Araújo, explica que o objetivo é fortalecer os ecossistemas de comunicação e o combate à desinformação junto às populações indígenas e quilombolas da Amazônia Brasileira, o que resultou na promoção da roda de conversa virtual.


“O evento pretende, nesse sentido, fomentar o debate, aprendizado e estimular novas práticas de combate à desinformação entre diferentes atores que integram o ecossistema de comunicação dos estados de Roraima, Amapá e Pará em um processo de resposta ao cenário de Infodemia vivenciado na região”, explicou Bryan.

Vale ressaltar que a roda de conversa já é o terceiro evento realizado pelo projeto, com a expectativa de novas atividades até o fim do ano. “Em agosto tivemos o evento "Indígenas no Enfrentamento da Infodemia da COVID-19" e em setembro tivemos o evento Diálogos sobre Bem Viver: povos tradicionais, impactos das Fake News e estratégias de saúde na pandemia”, reforçou Araújo.



SAIBA MAIS - O projeto Enraizado na Confiança (Rooted in Trust 2.0 – RIT) da Internews é um programa voltado à combater o compartilhamento de desinformação relacionadas a covid-19, vacina e outros tópicos de saúde, além de fortalecer os ecossistemas de informação e realizar atividades de aproximação, escuta e engajamento das comunidades. No Brasil, atua junto às comunidades indígenas e quilombolas dos estados do Amapá, Pará e Roraima. Outras informações sobre o projeto podem ser acessadas no site do Enraizado na Confiança pelo link https://rootedintrust.org/pt/countries/brazil/.






7 visualizações0 comentário