top of page
  • Foto do escritorAmazoom

Atos&Boatos: e as Eleições Municipais de 2024

Fique por dentro dos atos e dos boatos sobre os candidatos à prefeitura nas Eleições Municipais 2024.

 

Por Nilzete Franco, Melissa Lima e Naamã Mourão*.

O projeto Atos&Boatos é um instrumento que formaliza o planejamento da cobertura dos bastidores das eleições de 2024, abrangendo as candidaturas à prefeitura de todos os 15 municípios do estado de Roraima, realizando pesquisas de intenção de voto, elaborando infográficos e utilizando o Instagram como portal e portfólio para as atividades desenvolvidas na disciplina.

 

Atos&Boatos começará suas atividades no final de março, acompanhando as disputas eleitorais municipais que virão a se desenrolar até o mês de julho no estado de Roraima, com foco em Boa Vista pela sua relevância como capital, mas não deixando de enxergar as ações dos partidos e dos candidatos do interior.

 

O desenvolvimento deste projeto experimental se dará durante todo o período de campanha eleitoral, não somente durante a disciplina, tendo em vista a realização de uma cobertura completa das eleições 2024 utilizando métodos estatísticos e divulgando informações coletadas por meio de matérias produzidas, fontes oficiais e confiáveis, e relatos de moradores de todas as regiões, bem como imagens e materiais de apoio necessários para procedimentos de checagem e produção de matéria para portal na internet.

 

Objetivos

 

O projeto Atos & Boatos pretende dar visibilidade para as estratégias de cobertura das eleições 2024, mais especificamente das candidaturas às prefeituras de Roraima, e se justifica pela necessidade de trazer à tona os atos dos candidatos e os boatos que os cercam, para que o eleitorado conheça não só o que a mídia feita durante o período eleitoral vai mostrar, mas o que formou aquele candidato e o que o cercou durante a sua pré-candidatura e vida pessoal como pessoa pública.

Seu objetivo geral é desenvolver estratégias de comunicação que atinjam jovens usuários de redes sociais, por meio da linguagem informal e utilizando métodos de fácil assimilação, como a “fofoca” e a imagem.

 

Vamos trabalhar também para criar e administrar conta no Instagram dedicada a assuntos da política municipal de Boa Vista e interiores de Roraima; Produzir matérias escritas para esclarecimento de dúvidas e composição do material postado em rede social; e, Esclarecer a visão do público sobre os candidatos e o que têm feito de suas vidas/trajetórias políticas.

 

O Cenário

 

A situação da democracia brasileira e das eleições 2024 é de alta polarização política desde as eleições de 2018, o que reflete diretamente na política roraimense, uma vez que as eleições 2024 são observadas ainda como incertas, pois as candidaturas à prefeitura estão passando por aprovações partidárias e o atual prefeito de Boa Vista pode encontrar disputas acirradas devido ao alinhamento com políticas conservadoras em dados momentos, mas ao apelo ao público jovem em outros. Nos municípios, o fato de não conhecermos os candidatos já é um diagnóstico que precisa ser revertido por si só.

 

Hoje, o que vemos tanto na capital quanto nos municípios é fruto de alcance midiático ou da falta dele. Estamos nesse cenário ainda desconhecido no campo das candidaturas pois atualmente, com o avanço da comunicação e das redes sociais, os políticos são mais conhecidos por seus atos e trajetórias, não mais reféns do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio ou TV, entretanto, o mesmo ocorre quando se trata do desconhecimento de certos atos e trajetórias, quando estes são negativos e há um esforço de assessoria para manter a imagem do político e o eleitorado longe dos bastidores.

 

As Contingências

 

O fluxo de informações foi definido pelo aproveitamento de notícias já existentes, dando foco a elas para que não caiam no esquecimento, e produção de novas informações coletadas através de entrevistas com moradores dos locais relacionados, além da análise de postagens em redes sociais tanto de candidatos, pessoas influentes e pessoas da população.

 

Tal fluxo vai envolver: conhecer novos candidatos e suas relações com o município – Reforçar o histórico dos políticos que buscam a reeleição – Introduzir uma nova forma de consumir política nos meios de comunicação – Reduzir o surgimento de fake news comuns em período eleitoral.

As características gerais do público-alvo são: jovens de 16 a 39 anos, também com a intenção de alcançar o público mais velho, após os 40, dado o assunto abordado e a grande dimensão do uso das redes sociais entre essa faixa etária.

 

O Método

 

Chegaremos no objetivo com Estratégias de Comunicação utilizando a linguagem das novas mídias. O Instagram foi a plataforma escolhida por ser um ponto estratégico no consumo de informações rápidas sobre a vida de terceiros, bem como ser específica para o compartilhamento de imagens, dando assim espaço para a postagem de conteúdo de primeiro impacto, que é o visual.

O tipo de discurso dentro da plataforma também será adaptado para um bem mais informal, usado por pessoas comuns em posts de fácil acesso e assimilação sobre “fofocas”, um nicho muito consumido e que possui milhares de perfis famosos dedicados a falar sobre aspectos não-públicos das vidas dos personagens dos posts.

 

Em suma, o Atos&Boatos será um perfil que utilizará as técnicas de linguagem que mais alcançam o público geral que busca consumo imediato nas redes sociais, porém seguindo preceitos de fato jornalísticos e utilizando informações reais, apuradas pelo grupo.

 

O Cronograma

 

O período de execução será semanal, iniciando dia 25/03 e seguindo até o fim do semestre. Por se tratar de assunto também factual e depender do conhecimento da candidatura de políticos ainda incertos no momento, algumas pautas serão decididas e conversadas com o professor e com o grupo ao longo do semestre.

 

* Grupo 9. Conteúdo experimental produzido no escopo da disciplina JOR53 – Jornalismo Especializado I.

 

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page