top of page
  • Foto do escritorAmazoom

ArboControl Tocantins promove oficina sobre arboviroses para alunos em Palmas

Atualizado: 24 de nov. de 2021

Esta é a segunda oficina promovida pela equipe para gerar diálogo e produzir conteúdos

Raiza Milhomem/Semus Palmas-TO

O projeto ArboControl no Tocantins realiza, nesta quinta-feira (25), a partir das 8h30, a segunda oficina com o objetivo de promover o diálogo com a comunidade de Palmas a respeito das arboviroses dengue, zica e chikungunya.


Para a ocasião, o público escolhido são alunos secundaristas do Colégio Estadual Dom Alano, localizado na região central da capital do estado.


A oficina visa também sensibilizar os adolescentes sobre a importância de se manterem sempre atentos aos cuidados com o ambiente doméstico para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, além de relembrar que os alunos podem ser multiplicadores dessas informações junto aos familiares e amigos.


Segundo informações da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses de Palmas (UVCZ), cerca de 77% dos focos do mosquito e vetor dos vírus são encontrados nas residências. O ciclo de reprodução do inseto é de 10 dias, em média, e o número de Agentes de Combate às Endemias do município é insuficiente para vistoriar todas as regiões.

Fonte: Raiza Milhomem/Semus Palmas-TO

A coordenadora do projeto ArboControl no Tocantins, professora Cynthia Mara Miranda, destaca que a mobilização social é uma das principais armas contra este problema de saúde pública.


“A região Norte do Brasil é considerada endêmica e favorável à reprodução do Aedes e não há formas de se eliminar os focos com larvicidas ou inseticidas de modo definitivo. Por isso, o envolvimento de todos é fundamental”, enfatiza.

A oficina com os alunos do Colégio Dom Alano será realizada em três etapas, sendo a primeira destinada à discussão sobre o tema das arboviroses a partir da exibição de vídeos e da promoção do diálogo entre os participantes. A segunda etapa será destinada à estimular os alunos a produzirem conteúdos para as redes sociais sobre a temática. A equipe ArboControl Tocantins transmitirá orientações básicas sobre a produção de fotos e vídeos para que na terceira e última etapa os alunos produzam os seus conteúdos.


ArboControl no Tocantins


O projeto ArboControl foi idealizado por professores da Universidade de Brasília (UBN) em 2016 com o propósito de mobilizar uma rede de pesquisadores nacionais para criar soluções ao controle do vetor Aedes aegypti.


No Tocantins, o projeto passou a ser executado desde julho de 2021 por meio de uma parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), sob a coordenação da professora/doutora Cynthia Mara Miranda e com o apoio dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGComs), Keila Fernandes e Cristiano Viana.

25 visualizações0 comentário
bottom of page