top of page
  • Foto do escritorYasmim Trindade

Após série de furtos, UFRR anuncia medidas para monitorar entrada no campus Paricarana

Atualizado: 5 de abr. de 2023

A Universidade Federal de Roraima (UFRR), iniciou na última segunda-feira (27/03) a adoção de medidas de segurança para os ciclistas do campus devido ao aumento de furtos na região.


Por : Yasmim Trindade.

"Cartão de Visitante" distribuído aos ciclistas nas entradas da UFRR. Foto: Pedro Alencar.

Desde o início do ano letivo, estudantes, professores e servidores da universidade relatam que vem enfrentando uma onda de insegurança dentro do campus. Os furtos de bicicletas foram os mais frequentes desde janeiro deste ano.


No Colégio de Aplicação (CAP) situado dentro do campus Paricarana, alunos e professores também tiveram suas bicicletas furtadas. A aluna do curso de Jornalismo, Grazy Maia, conta que a bicicleta do seu filho, que estuda no CAP, foi levada no início de fevereiro e que até hoje não obteve retorno da Universidade.

“Eu entrei em contato com a escola para poder verificar as câmeras e descobri que o acesso era pela prefeitura da universidade. Fui até lá e depois de muita enrolação descobri que o sistema de câmeras nem estava funcionando”, afirmou Grazy.

A estudante disse que o prejuízo foi de quase 3 mil reais e que além disso agora está tendo mais um gasto, pagando transporte para o filho ir a escola, já que a bicicleta que ele utilizava para ir até o colégio foi furtada.


A falta de iluminação no campus à noite é um dos fatores que facilita o furto e traz preocupações aos estudantes e professores que estudam e trabalham no local neste horário. O estudante de história, Davy Batista, afirma que se sente inseguro ao andar pela universidade.

“Costumo ir esperar o ônibus com meus amigos, achamos mais seguro. Quando tenho que ir sozinho para parada e está tudo escuro fico preocupado, imagino que para as meninas deve ser ainda mais”, completou Davy.

Ciclista entregando "cartão de visitante". Foto: Pedro Alencar

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) afirma que desde janeiro vem notificando a administração superior da UFRR sobre furtos de bicicletas e também de alguns pertences pessoais dos estudantes do campus Paricarana.


A ideia da medida adotada pela universidade é de controlar os furtos de bicicletas por meio de cartões disponibilizados nas guaritas de entrada do campus. O aluno ou servidor deve receber um cartão na entrada e devolve-lo assim que deixar o local. Em nota, a instituição também anunciou que a próxima medida será cadastrar os usuários de bicicleta da UFRR.


A organização estudantil incentiva todos os frequentadores da universidade a continuarem a pressionar a reitoria e aos setores responsáveis pela elaboração de um planejamento estratégico de segurança tanto no campus Paricarana, quanto nos outros campis da instituição.



"Medidas de segurança - UFRR" - Pedro Alencar

136 visualizações0 comentário
bottom of page