top of page
  • Foto do escritorYohanna Emmelly

Amazoom e Internews promovem Seminário de Encerramento do I Ciclo de Formação Complementar

Atualizado: 3 de fev. de 2023

O evento será realizado de forma remota e contará com os facilitadores das seis oficinas realizadas pelo projeto durante o ano de 2022.

Mural da sala do Amazoom construido duranta a Oficina 6 do CFC - Quando as paredes comunicam?! Foto: Amazoom.

O Amazoom, em parceria com a Internews, promoverá o Seminário de Encerramento do I Ciclo de Formação Complementar, entre os dias 07 e 08 de fevereiro, a partir das 14h30. O encontro contará com a presença dos facilitadores das oficinas realizadas ao longo do ano de 2022 para debater com o público os temas tratados e os aprendizados adquiridos.


Conforme o coordenador do Amazoom, professor Vilso Jr. Santi, o evento tem como objetivo criar um momento reflexivo relacionado à valorização e compartilhamento das experiências, projetos e desafios enfrentados no desenvolvimento das atividades exercidas tanto pelos facilitadores como pelos participantes das oficinas que compuseram o Ciclo de Formação Complementar.

O encontro tem por objetivo potencializar o espaço de diálogo entre os membros do grupo e participantes das oficinas, a fim de que estes possam expor e compartilhar as múltiplas dimensões do trabalho acadêmico, comunicacional e cultural que desenvolvem em Roraima e na região da Amazônia e do Caribe - Vilso Jr. Santi.

A ação contará com painéis, apresentados por convidados, docentes, agentes das organizações indígenas e trabalho humanitário, profissionais da imprensa, e acadêmicos de graduação e pós-graduação, dedicados a compartilhar experiências de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas.


A oportunidade também marcará a realização do II Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do Amazoom que vai explorar justamente o tema: "A formação complementar e a experiência do Projeto Ciclo de Formação Complementar do Amazoom / Internews".




O Seminário de encerramento será online, realizado por meio da plataforma Google Meet. Os interessados devem se inscrever por meio do formulário ou QR CODE disponibilizado para receber o link de acesso. Os participantes serão certificados para comprovação de horas complementares.


Programação preliminar


07/02/2023


14h - Cerimônia de Abertura


Vilso Junior Santi (Amazoom, UFRR); Isadora Starling (Internews); José Tarcísio de Oliveira Filho (CCOS, UFRR); Luís Francisco Munaro (PPGCOM, UFRR).


14h30 - Painel 1: Por onde anda o Alternativo do Jornalismo?


Debatedorxs: Márcia Elizabeth Fernandes (Conselho Indígena de Roraima); Caíque Souza (Conselho Indígena de Roraima); Ana Lúcia Montel (Resistir Produções).


15h30 - Painel 2: Estratégias de comunicação indigenistas


Debatedorxs: Evilene Paixão (PPGCOM, ISA, Hutukara); Gilmara Fernandes (CIMI); Maurício Ye’kwana (Hutukara Assosiaçao Yanomami); Dário Kopenawa Yanomami (Hutukara Assosiaçao Yanomami).


16h30 - Painel 3: Pandemia de Rumores:

Debatedorxs: Elane Oliveira Silva (Amazoom / UFRR); Daniela Batista da Silva (Amazoom / UFRR); Arieche Lima (Psicóloga UFRR); Marina Silvestre (Assistente Social HGR).


08/02/2023


14h30 - Painel 4: Rumores no Jornalismo e Repostas possíveis


Debatedorxs: Vilso Junior Santi (Amazoom, UFRR); Joao Guilherme (Internews); Taís Seibet (Fiquem Sabendo).


15h30 - Painel 5: Audiovisualidades Amazônicas e Práticas Etnocomunicacionais


Debatedorxs: Pedro Alencar (Amazoom, UFRR); Yara Walker (Jornalista e Cineasta); Alex Pizzano (Diretor e Cineasta).


16h30 - Painel 6: Quando as paredes comunicam?


Debatedorxs: Leila Adriana Baptaglin (Amazoom, PLAC); Floralice Oliveira (Amazoom, PLAC); Kenaldy Alves (Amazoom, PLAC); Daniel dos Santos Pereira (Amazoom, PLAC).


17h30 - Encerramento: Certificação Final



Enraizado na Confiança


A Internews é uma organização internacional sem fins lucrativos com 30 escritórios em todo o mundo. Os programas da Internews são construídos com base na convicção de que todos merecem notícias e informações confiáveis para tomar decisões informadas sobre suas vidas.


O projeto Enraizado na Confiança (Rooted in Trust), da Internews, busca responder à 'infodemia' (desinformação, notícias falsas, rumores e excesso de informação, em especial em relação à COVID-19) que aprofunda a discriminação e afeta o acesso a serviços e assistência básica comunitária em comunidades vulneráveis.

186 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page