• liliguimaraes16

Workshops debatem saneamento e drenagem sustentável e convencional na Amazônia

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) realizará de 5 a 8 de outubro dois workshops que vão discutir e apresentar experiências e alternativas nas áreas de saneamento e drenagem sustentável. Organizadas pelo curso de Engenharia Civil, as atividades serão on-line e abertas a estudantes e profissionais que atuam nestas áreas.


Os eventos são o “I Workshop de Saneamento Amazônico, Rural e Indígena: Experiências Regionais” e o “I Workshop de Drenagem Sustentável e Convencional na Amazônia - viabilidade de alternativas disponíveis - IWDSCA”.

O Workshop de Saneamento Amazônico, Rural e Indígena tem como objetivo promover e ampliar a discussão sobre as experiências e alternativas de tratamento relacionadas ao saneamento, bem como identificar a importância do saneamento amazônico, no meio rural e indígena. Também buscará propor alternativas que minimizem os impactos gerados pelo lançamento inadequado de esgotos e resíduos sólidos no solo ou nos corpos receptores hídricos.


Imagem: divulgação

O Workshop de Drenagem Sustentável e Convencional na Amazônia quer promover e ampliar a discussão sobre as experiências e alternativas de drenagem urbana sustentável x convencional, mostrando sua importância para o planejamento urbano das cidades, a segurança ambiental e o conforto humano.

Outra proposta é proporcionar ao participante uma visão integrada dos conceitos de drenagem urbana, a utilização de diferentes abordagens na concepção e dimensionamento de estruturas convencionais e sustentáveis.

O público-alvo dos dois workshops são os estudantes e profissionais dos cursos de Engenharia Civil e áreas correlatas que atuam ou desenvolvem projetos na área de drenagem urbana e saneamento ambiental. De acordo com a programação, haverá palestras com representantes da UFRR e diversas instituições da região Norte e Nordeste, como Funasa/Ceará e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL).


Imagem: divulgação

As duas ações têm coordenação geral do professor Pedro Alves da Silva Filho e são apoiadas pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (Prae/UFRR).

As atividades serão vespertinas e noturnas, no formato remoto, utilizando as plataformas Google Meet para os oficialmente inscritos e com transmissão simultânea pelo canal de YouTube do Grupo de Pesquisa SARI (Saneamento Amazônico, Rural e Indígena).


As inscrições são gratuitas. Os interessados no I Workshop de Drenagem Sustentável e Convencional na Amazônia - viabilidade de alternativas disponíveis devem inscrever-se clicando neste link.

Quem quiser participar do I Workshop de Saneamento Amazônico, Rural e Indígena: Experiências Regionais deve clicar aqui. Os inscritos receberão certificação de 20h. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas escrevendo para pedro.filho@ufrr.br, engenhariacivil@ufrr.br ou para o whatsapp (95) 98111-7374.

A programação dos dois eventos pode ser conferida nos perfis do Grupo de Pesquisa SARI no Facebook, Instagram e Twitter.


Fonte: UFRR

3 visualizações0 comentário