top of page

Veja o perfil do candidato indígena roraimense nas eleições municipais de 2020 em Roraima

Atualizado: 16 de jun. de 2021



Para o coordenador-geral do CIR, Enock Taurepang, alta no número de candidatos é uma conquista do movimento indígena em Roraima (Foto: Reprodução/Facebook/Enock Taurepang/ )


Segundo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 148 candidatos autodeclarados indígenas estão disputando uma vaga nas prefeituras e câmaras de vereadores nas eleições municipais deste ano em Roraima. O número representa 7,8% do total de candidaturas no Estado, que no pleito deste ano somaram 1.875.


Em relação ao gênero, os números do TSE revelam que o perfil do candidato indígena em Roraima conta com alta participação das mulheres no pleito municipal 2020. Elas representam 45,2% de todos os candidatos indígenas de Roraima, o equivalente a 67 candidatas, maior percentual do país. Homens indígenas, por outro lado, correspondem a 54,7% do total, somando 81 candidatos 


Os dados mostram que os indígenas estão distribuídos em 21 partidos. O Rede Sustentabilidade lidera esse ranking, com 33 candidaturas, o equivalente a 23,3% do total. O partido Cidadania aparece em segundo lugar com 24 candidatos, representando 16,2%. Em terceira posição está o Partido Social Democrático (PSD), com 22 candidatos, o correspondente a 14,8%. 


Do total de candidatos autodeclarados indígenas esse ano, três concorrem como prefeitos, 10 como vice-prefeitos e 135 como vereadores. Eles estão distribuídos nos municípios de Alto Alegre, Amajari, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Iracema, Normandia, Pacaraima, São Luiz e Uiramutã. 

A maior parte dos candidatos indígenas está localizada no município de Uiramutã, que concentra 27%, o equivalente a 40 aspirantes. Normandia aparece em segundo lugar com 31 candidatos, representando 20,9%.


ALTA 

De acordo com o levantamento do TSE, o número de candidatos que se autodeclaram indígenas para as Eleições Municipais de 2020 em Roraima aumentou 12,98% em comparação com o pleito eleitoral de 2016.


Nas eleições municipais passadas, foram registradas 131 candidaturas de pessoas autodeclaradas indígenas. Já no pleito deste ano, os dados apontam o registro de 148 candidatos.


Para o coordenador-geral do Conselho Indígena de Roraima (CIR), Enock Taurepang, a alta no número de candidatos autodeclarados indígenas nas eleições municipais deste ano é mais um resultado das conquistas do movimento dos povos indígenas no Estado. 


“Se as pessoas estão se autodeclarando como indígenas é porque elas têm orgulho de sua origem e isso significa muito para um Estado preconceituoso como Roraima. Isso mostra que não temos medo do preconceito e estamos enfrentando ele frente a frente”, declarou. 

Ainda segundo ele, a eleição de Joenia Wapichana  para o cargo de deputada federal no pleito de 2018 serviu como exemplo para mostrar que os povos indígenas também conseguem ocupar um espaço na política partidária. 


“Esperamos que esse percentual aumente ainda mais nas próximas eleições. Temos nos organizado e visto a demanda e o querer das lideranças em se apropriar desses espaços que também são nossos”, afirmou. 

ESCOLARIDADE E FAIXA ETÁRIA 

Os dados estatísticos mostram ainda que 53,3% dos candidatos indígenas concluíram o Ensino Médio, somando 79 candidatos; outros 18,9% possuem Ensino Superior completo, representando 28 aspirantes nas eleições municipais.


A fatia de candidatos que possui o Ensino Fundamental incompleto corresponde a 8,7% ou 13 pessoas. Já os  que leem e escrevem e os com Ensino Fundamental completo estão empatados e representam 6% com nove candidatos cada. 


Conforme os dados da Justiça Eleitoral, 20,2% dos aspirantes indígenas nas eleições municipais em Roraima possuem entre 40 e 44 anos, o correspondente a 30 candidatos. Empatados em segundo lugar aparecem os candidatos na faixa etária entre 45 a 49 anos (15,5%) e 25 a 29 anos (15,5%), somando 23 aspirantes a um cargo no pleito eleitoral deste ano. 


Ainda segundo os números, dos candidatos indígenas, 14,8% estão na faixa etária entre 30 a 34 anos, o equivalente a 22 pessoas. Já os candidatos entre 35 a 39 anos correspondem a 12,8%, somando 19 aspirantes indígenas disputando um cargo nas eleições municipais deste ano em Roraima. Há também candidatos indígenas nas faixa etárias entre 19 a 24 anos (8%), 50 a 54 anos (5,4%), 55 a 59 anos (2,7%) e 60 a 64 anos (2%). 

10 visualizações0 comentário
bottom of page