top of page
  • Foto do escritorCarol Domingos

Amazoom participa de evento internacional de Comunicação em Saúde

Atualizado: 12 de mar.

I Encontro Nacional da Rede Brasil de Gestão da Informação e Tradução do Conhecimento em Saúde e VII ComSaúde irão celebrar 15 anos do Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em Saúde e vão oficializar articulação de Rede Nacional.


Por Carol Domingos e Yasmim Trindade

Além disso, será comemorado os 15 anos da UnB/ Foto: Reprodução


O Laboratório de Educação, Informação e Comunicação em Saúde (LabECoS) da Universidade de Brasília (UnB) celebrará 15 anos de inovação com o I Encontro Nacional da Rede Brasil de Gestão da Informação e Tradução do Conhecimento em Saúde e o VII Encontro Internacional de Comunicação em Saúde. O evento acontece entre os dias 27 a 29 de novembro, na Faculdade de Saúde da UnB, Campus Darcy Ribeiro.


Esses encontros, que reúnem pesquisadores, professores, estudantes e gestores de saúde, buscam promover o diálogo e ações voltadas para o enfrentamento da desinformação na ciência e na saúde, fortificando o Sistema Único de Saúde (SUS) e fortalecendo a troca de conhecimentos entre profissionais de diversas áreas.


Segundo o Prof. Dr e Coordenador da Rede Amazon, Vilso Santi, explica que o evento é uma nova articulação nova a nível nacional.


“Essa iniciativa pretende, a partir de agora, em parceria com os orgãos de saúde, principalmente o Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde, executar projetos na área da comunicação em saúde a nível de Brasil”, comentou o professor.

Além disso, o Coordenador ressalta a experiência da Rede Amazoom no ano passado, sendo um projeto base que inspirou a formação dessa rede - o Arbol Control. “Esse projeto focou na comunicação em saúde para o enfrentamento do Anguizito e Xucungunya, com destaque para a atuação do Amazonas nesse contexto, tendo Roraima representando o estado nesse projeto”, frisou o professor.


O evento contará com a participação de especialistas renomados, como a doutora Lise Renaud, da Université du Québec à Montréal, e a doutora Carmen Rico de Sotelo, que vai tratar temas desafiadores da Comunicação em Saúde e da Pesquisa Qualitativa. Ademais, ocorrerá a entrega do Prêmio Professora Clélia Parreira de Educação, Informação e Comunicação em Saúde, em reconhecimento aos 15 anos de contribuição do LabECoS.


A programação incluiu a presença de representantes de entidades ligadas à saúde, do Ministério da Saúde e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura- Unesco, bem como sessões dialogadas regionais e nacionais para apresentar o perfil da Rede Brasil de Pesquisadores. Assim, será finalizado pela apresentação da Carta Compromisso para Elaboração de uma Agenda de Pesquisas no Combate à Desinformação Científica e no Fortalecimento do SUS, liderada pela professora Maria Fátima de Sousa, da UnB.


O evento será transmitido pelo YouTube, no canal do Laboratório ECoS.


28 visualizações0 comentário
bottom of page