• liliguimaraes16

UFRR promove Mesa Redonda sobre autocuidado, saúde e bem-estar nesta quinta-feira


Imagem: Divulgação

“Autocuidado, Saúde e Bem-estar: a busca de hábitos saudáveis no dia a dia” é o tema que será debatido durante a mesa redonda integrante da programação dos 32 anos da Universidade Federal de Roraima (UFRR). O evento será nesta quinta-feira (23), às 19h, com transmissão on-line pelo canal UFRROficial no YouTube.


A Mesa será composta pelos debatedores Calvino Camargo, psicólogo e professor do Curso de Medicina/UFRR; Daniele Rosa, professora, psicóloga e pró-reitora de Gestão de Pessoas (Progesp/UFRR); Jardiele Vasconcelos, profissional de Educação Física e professora do Colégio de Aplicação (CAp/UFRR) e Júlio Cesar Aquino, nutricionista, professor e diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRR). A mediação será de Lisiane Aguiar, jornalista e professora do Curso de Comunicação Social da UFRR.


O reitor da UFRR, professor José Geraldo Ticianeli frisa que busca uma gestão cada dia mais focada no bem-estar das pessoas. “É imprescindível abordar o tema do autocuidado, não apenas em função da pandemia de Covid-19 que exacerbou nossas dificuldades, mas em todo o tempo de nossa existência humana. Por isso, incluímos a mesa redonda nas comemorações dos 32 anos da UFRR. Juntos podemos construir uma caminhada mais saudável”, observa.


O professor Calvino Camargo explica que a expressão “autocuidado em saúde” tem conquistado importante espaço na literatura especializada em saúde, principalmente quando se trata de discutir e abordar as práticas relacionadas às ações de prevenção.


“No contexto da saúde mental, as expressões “autocuidado”, “cuidado de si” e comportamento preventivo”, referem-se a compreensão da importância da adoção de atitudes que sejam capazes de manter as condições psicológicas necessárias para o enfrentamento dos desafios diários, isto é, saber reconhecer os problemas cotidianos, seus reais desafios e desenvolver estratégias capazes de produzir a necessária superação”, destaca o professor que também integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (Procisa/UFRR).


Psicólogo, mestre e doutor em psicologia, Calvino Camargo ressalta que é importante que cada pessoa inclua, em suas ações cotidianas, atitudes destinadas à manutenção e à conquista das melhores condições de saúde e repassa algumas dicas de hábitos saudáveis para o dia a dia, “importantes para manter a saúde mental em tempos de pandemia ou em qualquer outro momento difícil da nossa caminhada”:


a)manter a motivação; b) equilíbrio emocional; c) reconhecimento das condições ambientais favoráveis e desfavoráveis ao processo de superação; d) ter a flexibilidade para recuar, quando isso se fizer necessário, a fim de rever as estratégias; e) aprender com os fracassos e recomeçar sempre e de forma mais corajosa e fortalecida; f) desenvolver e cultivar o sentimento de gratidão pelo aprendizado de cada dia.


Serviço:


MESA REDONDA

“Autocuidado, Saúde e Bem-estar: a busca de hábitos saudáveis no dia a dia”

Convidados: Calvino Camargo – psicólogo e professor do Curso de Medicina/UFRR; Daniele Rosa – psicóloga e Pró-reitora de Gestão de Pessoas (Progesp/UFRR); Jardiele Vasconcelos – profissional de Educação Física e professora do Colégio de Aplicação da UFRR e Professor Júlio Cesar Aquino – nutricionista e Diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRR).

Mediação: Lisiane Aguiar – jornalista e professora do Curso de Comunicação Social da UFRR.

Data: 23 de setembro de 2021

Horário: 19h

Local: Transmissão pelo Canal do YouTube Oficial da UFRR (https://www.youtube.com/user/UFRRoficial)

CONFIRA AQUI OS DEMAIS EVENTOS EM COMEMORAÇÃO AOS 32 ANOS DA UFRR.


Fonte: UFRR