top of page
  • Foto do escritorAmazoom

UFRR divulga edital para Mestrado em Comunicação

Inscrições iniciam no sábado (18) e seguem até o dia 18 de outubro pelo site da UFRR

Fonte: Divulgação

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) divulgou nesta quinta-feira (16) o edital para o Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM). Ao todo, são ofertadas dez vagas.


Segundo o edital, a seleção é referente ao ingresso no primeiro semestre de 2022. As inscrições iniciam no sábado (18) e seguem até o dia 18 de outubro pelo Sigaa. O valor da taxa de inscrição é de R$ 150.


Do total de vagas, duas são destinadas para candidatos às ações afirmativas. Além disso, de acordo com o edital, das dez vagas, cinco são para a linha de pesquisa "Comunicação, Memória e Identidades" e a outras cinco para a linha "Estudos de Mídia, Território e Processos Comunicacionais".


Seleção


Conforme o edital, o processo seletivo será dividido em duas etapas de caráter eliminatório e uma de caráter classificatório.


As etapas de caráter eliminatório consistem na análise do pré-projeto de pesquisa e defesa oral do pré-projeto. Por outro lado, a fase classificatória consiste apenas na avaliação curricular.


Cronograma


De acodo com o cronograma da seleção, o candidato poderá solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição até o dia 28 deste mês.


Além disso, o resultado final da avaliação do pré-projeto de pesquisa será divulgado no dia 19 de novembro. Já a defesa oral do projeto está prevista para ocorrer entre os dias 22 e 26 do mesmo mês.


Ainda conforme o edital, o resultado da defesa oral e da análise curricular serão publicados respectivamente nos dias 30 de novembro e 14 de dezembro.


O resultado final do processo seletivo está previsto para ser divulgado no site da UFRR no dia 17 de dezembro deste ano.


Curso


O Mestrado em Comunicação trabalha com estudos e pesquisas aplicados nos campos da Comunicação e Territorialidades articulados aos saberes populares, tradicionais e acadêmicos circulantes na Amazônia.


Neste âmbito, as atividades estão divididas em duas linhas de pesquisa. A linha "Comunicação, Memória e Identidades" tem foco nas relações entre a comunicação e as memórias sociais, políticas e culturais atuantes na constituição das múltiplas identidades amazônicas. Os estudos desta área abrangem as diferentes concepções teóricas, históricas e identitárias vinculadas com a construção das memórias e os saberes tradicionais amazônicos.


Já a linha "Estudos de Mídia, Território e Processos Comunicacionais" aborda temas relativos à estreita vinculação dos processos comunicacionais midiáticos, especialmente os jornalísticos, com as reconfigurações culturais atuais da Amazônia. Adentra no estudo dos processos de comunicação midiatizados, legitimadores da reconstrução da cultura local, regional, nacional e global.


As aulas serão ministradas regularmente no Campus Paricarana da UFRR, no período diurno. O Curso terá a duração de 24 meses. Ademais, poderá ser concedida bolsa de estudos aos acadêmicos, conforme disponibilidade de cota.


130 visualizações0 comentário
bottom of page