As crianças do Kataroa, Região do Surucucu, Município de Alto Alegre, estão com desnutrição aguda e sofrem com outras doenças infecciosas, diz a denúncia.
A Urihi Associação Yanomami divulgou no último final de semana imagens e informações sobre a situação das crianças Yanomami do Kataroa, Região do Surucucu, Município de Alto Alegre em Roraima.
Conforme a organização, no local, as crianças estão com desnutrição aguda, além de outras doenças infecciosas. Na região, depois da Malária, a desnutrição infantil é uma das maiores questões de saúde pública dentro do Território Yanomami.
Os representantes lembram que agravo da invasão garimpeira, as doenças infecciosas, e, a desassistência do DSEI, aumentaram a insegurança da população resultando em níveis catastróficos de desnutrição.
Em razão do cenário a Urihi alerta: “que estamos vivenciando uma crise (nova) humanitária que se instalou nos últimos tempos”.
“A fome tem deixado um rastro de morte. Direitos básicos estão sendo violados, e a inércia dos órgãos responsáveis, é revoltante. O Governo Federal precisa intervir imediatamente e proteger a população Yanomami” – diz a nota.
Comments