top of page
  • Foto do escritorAmazoom

Simpósio discute complexidades e perspectivas metodológicas na Comunicação

Evento virtual terá participação de pesquisadores brasileiros e latino-americanos na UFRGS em dezembro


O Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS) realiza nos dias 08 e 09 de dezembro de 2021 o Simpósio de Experiências Metodológicas na Comunicação, com transmissão aberta pela plataforma YouTube.


Organizado pelo Laboratório de Experiências Metodológicas (LEME/UFRGS), o Simpósio pretende discutir metodologia, oferecendo cinco painéis e um relato de pesquisa sobre experiências, teorias e desafios, na visão de pesquisadores brasileiros e latino-americanos com sólida contribuição na pesquisa em Comunicação.


Originado no projeto “A análise metodológica na consolidação da prática de pesquisa no campo da Comunicação” (Edital MCTIC/CNPq n. 28/2018), que analisou 1800 teses e dissertações publicadas em programas de referência, o evento envolverá cinco eixos de reflexão: História; Teorias; Epistemologias; Metapesquisa e Desafios e Rupturas.


Os interessados em participar devem acessar a página do evento. As inscrições com certificados são gratuitas e vão até o dia 07 de dezembro.


O evento é realizado em parceria com o Programa de Pós Graduação em Comunicação e Poder da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e tem apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


Ficha técnica:

Inscrições: gratuitas pela página


Comissão organizadora: Profas. Dras. Laura Wottrich (PPGCOM/UFRGS), Nísia Martins do Rosário (PPGCOM/UFRGS) e Pâmela Saunders Craveiro (PPGCOM/UFMT)


Programação:


  • 09h30-11h30: Painel 1 - A metodologia na história da pesquisa em Comunicação

  • 14h-16h: Painel 2 - A metodologia na teoria da pesquisa em Comunicação

  • 18h30-20h: Painel 3 - A metodologia e o lugar da pesquisa na Universidade


  • 10h-12h: Painel 4 - Metodologia e Metapesquisa na Comunicação

  • 14h-16h: Relato da pesquisa “A análise metodológica na consolidação da prática de pesquisa no campo da Comunicação”

  • 18h-20h: Painel 5 - Metodologias, obstáculos e rupturas


Fonte: Simpósio de Experiências Metodológicas na Comunicação

16 visualizações0 comentário
bottom of page