top of page
  • Foto do escritorYohanna Emmelly

SBPC promove dia em defesa da pós-graduação

Com o objetivo de debater a qualidade e o futuro dos programas, o evento é transmitido pelo canal da entidade no YouTube.

Fonte: sbpcnet

Nesta segunda-feira (29), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) promove o “Dia em Defesa da Pós-graduação”. O evento apresenta painéis e mesas-redondas, a fim de condecorar a pós-graduação brasileira.

O encontro foi solicitado após a decisão da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) de realizar, no fim deste mês, a Análise de Propostas para Cursos Novos (APCN). Processo que, normalmente, ocorre depois da avaliação quadrienal da entidade, suspensa em setembro deste ano.

A realização da APCN antes da avaliação pode ser considerada enquanto uma distorção, pois sem os dados sobre a qualidade média dos cursos ativos, abre-se espaço para a criação de novos cursos de pós-graduação que não seriam aprovados em condições normais.

Segundo o presidente da SBPC Renato Janine Ribeiro, o objetivo do ato é defender e enaltecer a qualidade da pós-graduação brasileira, reconhecida internacionalmente. Neste sentido, pedir para que APCN aconteça depois da avaliação dos cursos existentes, é atuar em prol da qualidade da pós-graduação.

A mobilização liderada pela SBPC fez um tuitaço sobre o tema, seguido por painéis e mesas-redondas que serão transmitidos ao vivo no canal da Sociedade no YouTube.

Confira a programação preliminar:

9h - TUITAÇO

9h30m: ABERTURA

Participantes: Renato Janine Ribeiro (USP/Presidente da SBPC), Cláudia Queda de Toledo (Presidenta da CAPES) e ex presidentes da Capes (Jorge Almeida Guimarães, Carlos Nobre, Carlos Jamil Cury), Vice Presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Bonciani Nader, presidentes da Associação de Docentes do Ensino Superior (ANDIFES), Marcus Vinicius David, da Associação Nacional de Pós Graduação (ANPG), Flavia Calé e do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós Graduação (FOPROP), Carlos Henrique de Carvalho.

10h30 às 12h30m: Painel: A PÓS-GRADUAÇÃO EM PERIGO? A AVALIAÇÃO QUADRIENAL E SUAS PERSPECTIVAS

Coordenador: Paulo Artaxo (USP/Vice-Presidente da SBPC).


Participantes: Avelino Zorzo (PUC-RS, Coordenador de Programas Profissionais da área de Computação da CAPES/MEC), Adelaide Faljoni (UFABC, Coordenadora da área interdisciplinar CAPES/MEC), Jorge Audy (PUC-RS, Coordenador da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação), Eleonora Cavalcante Albano (UNICAMP), Carlos Frederico Menck (USP/Conselheiro da SBPC).

13h30 às 15h00 - Mesa-redonda “DIVERSIDADE NA PÓS-GRADUAÇÃO”

Coordenadora: Miriam Grossi (UFSC /diretoria SBPC).

Palestrantes: Cleber Santos Vieira (Associação de Pesquisadores Negros), Luciana Tatagiba (UNICAMP/Rede Brasileira de Mulheres Cientistas), Jaqueline Gomes de Jesus (IFRJ/Associação Brasileira de Estudos de Homocultura).

15h às 17h - Painel “A PÓS-GRADUAÇÃO EM PERIGO? SEU FINANCIAMENTO”

Coordenadora: Fernanda Sobral (UnB/vice-presidenta da SBPC).

Participantes: Deputados da Comissão de Educação (Alice Portugal-PCdoB, Rogério Correia-PT, Lídice da Mata-PSB - a confirmar e Ivan Valente-PSOL - a confirmar), Emmanuel Tourinho (reitor da UFPA) e Sandra Goulart (reitora da UFMG).

17h às 18h30 – Painel “O CTC FALA”

Coordenadora: Debora Foguel (conselheira da SBPC e coordenadora de área).

Participantes: Paulo Jorge Parreira Santos (UFPE), José Roberto Mineo (UFU), Edson Fernando D’Almonte (UFBA), Adriano Lisboa Monteiro (UFRGS) e Robert Verhine (UFBA). Por Yohanna Menezes

21 visualizações0 comentário
bottom of page