• Amazoom

Políticas públicas e cuidados para evitar afogamentos nas praias de Boa Vista

Por: Liana Lima.


O verão em Boa Vista é um período muito seco e com temperaturas bastante elevadas. Para fugir do calor muitas vezes a população visita as praias da cidade e mediações. No entanto, nem tudo é diversão. Ultimamente há uma quantidade alarmante de casos de afogamentos sendo registrados.

Segundo uma matéria publicada no jornal Folha de Boa Vista, o estado de Roraima, até outubro deste ano, registrou dezenove casos de afogamentos, sendo doze só na capital.


Arte: Liana Lima.

Uma pesquisa feita com quarenta e seis pessoas, revelou que ao frequentar alguma das praias, 63% das pessoas não se sentem seguras por não haver fiscalização suficiente.

Segundo o Diretor de Defesa Civil Municipal, Amarildo Gomes, há doze anos é realizado um trabalho de prevenção a afogamentos nas praias de Boa Vista e por conta dos números alarmantes de ocorrências, esse trabalho de prevenção tem sido intensificado.

"Nós chamamos de vistorias. Essas vistorias consistem de que? Em aconselhamento de pessoas que andam com crianças, pessoas que estacionam carros próximo da água… É um trabalho totalmente preventivo", explica o diretor.

Francisco Gabriel Bandeira, 21, frequentador da praia do Caçari, diz nunca ter passado por nenhuma situação de perigo no local, mas ressalta que a responsabilidade é importante. "Pode acontecer com qualquer um. O certo a se fazer é evitar qualquer tipo de irresponsabilidade", disse.

A turista Maria Beatriz Carneiro, de São Paulo, ficou encantada com o que viu. "Eu me senti super segura, a praia tava bem varia só com algumas famílias, era bem limpa… Achei muito linda!", ela afirma.

O Diretor de Defesa Civil, Amarildo Gomes, orienta para os cuidados que a população deve tomar ao frequentar as praias para não acabar com a diversão: "Nossos balneários são muito traiçoeiros, você acha que a água não está forte, não está carregando, mas de repente você pode se deparar com um buraco na areia, ou a correnteza mesmo pode levar."

Para as pessoas que desejam levar crianças, ele orienta que a criança seja mantida sob a atenção dos responsáveis. Quem deseja consumir bebidas alcoólicas deve ter em mente, que seus reflexos ficam mais lentos, o que pode facilitar afogamentos.

Ele alerta ainda para os perigos que existem nas mediações do Rio Branco, recentemente um jovem foi desafiado a pular no rio e desapareceu

Praia do Caçari. Foto: Liana Lima

6 visualizações
AMAZOOM
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon

O Amazoom é uma rede de comunicação, pesquisa e promoção da cultura localizado no estado de Roraima

www.redeamazoom.org orgulhosamente criado por Bryan Chrsytian Araújo. 2017