top of page
  • Foto do escritorAmazoom

Podcast - Os “Vereadores em Roraima” e suas formas de atuação

Atualizado: há 6 dias

Microssérie audiojornalística pretende discutir a rotina dos pré-candidatos a vereador nos municípios do Estado de Roraima para as eleições de 2024.

 

Por Ananda Sales, Carlos Rocha eFernanda Fernandes*.


Roraima possui 157 vereadores eleitos em seus 15 municípios, sendo 23 (vinte e três) na capital Boa Vista (Foto: Logotipos lançados pelo TSE).

O projeto, da microssérie audiojornalística sobre os pré-candidatos a vereador nos municípios do Estado de Roraima, no ano de 2024, será executada pelos acadêmicos de Comunicação Social – Jornalismo, da UFRR, como atividade prática da disciplina “Jornalismo Especializado”, ministrada pelo Professor Vilso Jr. Santi.

Roraima possui apenas 15 municípios e 636.707 habitantes, num território de 223.644,530 Km2. É considerado o Estado menos populoso do País, de acordo com o Censo IBGE 2022.

 

Tradicionalmente, a cobertura jornalística dos processos eleitorais municipais costuma voltar-se apenas à capital, Boa Vista, onde se concentra a maioria da população roraimense. Os demais municípios, que constituem o Interior do Estado, recebem uma baixa cobertura jornalística pelos grandes veículos de imprensa, limitando-se muitas vezes apenas ao processo de apuração de votos e lista de eleitos.

 

Esse projeto pretende ser um instrumento adicional às estratégias de cobertura das eleições municipais de 2024, mais especificamente de pré-candidatos a vereador nos municípios do Interior Roraimense e se justifica pela necessidade de garantir aos eleitores de Roraima uma visão mais ampla acerca do processo de escolha dos representantes municipais, dentro do nosso contexto local.

 

Vai ajudar também a entender como atuam as diferentes categorias de agentes políticos (legislativo e executivo). Tais conhecimentos poderão proporcionar à população maior capacidade de fiscalização dos agentes políticos, tanto na avaliação de suas propostas quanto na execução de seus mandatos.

 

O objetivo geral do projeto é desenvolver estratégias de comunicação que possibilitem a cobertura jornalística das pré-candidaturas ao cargo de vereador em todos os municípios de Roraima, de maneira objetiva, imparcial e acessível e educativa. A fim de ampliar o conhecimento da população roraimense sobre a função do Vereador na política do Estado; e obter conhecimentos dentro da prática jornalística no que diz respeito à cobertura do processo eleitoral e aspectos de uma campanha eleitoral.

 

O Cenário

 

Atualmente, Roraima possui 157 (cento e cinquenta e sete) vereadores eleitos em seus 15 (quinze municípios); sendo 23 (vinte e três) na capital Boa Vista; 13 (treze) em Rorainópolis; 11 (onze) em Mucajaí e Caracaraí; e, 09 (nove) nos demais municípios.

 

De maneira geral, podemos destacar o fato de que Roraima é um Estado com uma quantidade pequena de municípios, havendo uma grande concentração de população (e vereadores) na Capital, Boa Vista. No interior, decorrente da distância geográfica entre os municípios, existe pouca articulação com a Capital.

 

O público-alvo desta cobertura é a população do Estado de Roraima, sobretudo aqueles que utilizam as mídias digitais para realizar pesquisa e acompanhar as campanhas dos pré-candidatos a prefeito e vereador de seus municípios.

 

Fluxo de informações

 

O presente esquema visa ilustrar a execução deste Plano de Ação, dividido em 4 etapas.



Na etapa do Planejamento, ocorre a divisão de tarefas para composição de cada produto jornalístico, sendo: pesquisa de fontes, apuração de informações, hierarquização dos dados, gravação de áudio, seleção de imagens e vídeos (quando necessário), edição e publicação do material.

 


O foco da pesquisa será obter informações do candidato tanto por meios digitais (acesso aos perfis de redes sociais e consulta à assessoria do candidato, se houver).

 

A etapa de Produção consiste na execução das atividades designadas a cada integrante da equipe durante a etapa de Planejamento.

 

O produto principal desta ação consistirá numa série de matérias audiojornalísticas (estilo podcast), com linguagem simples e acessível, que será divulgado através do site do Amazoom de forma a assegurar o caráter jornalístico e acadêmico de tal produção.

Pretende-se também impulsionar as produções através das redes sociais com postagens que estimulem a sociedade roraimense a acessar o conteúdo produzido.

 

Espera-se que o formato do produto seja recebido com positividade, em virtude de seu caráter prático e informativo. Também será feito o acompanhamento desta receptividade, por meio da verificação de reações (curtidas, comentários e compartilhamento) no site, redes sociais e feedback da comunidade. Este processo ocorrerá de forma cíclica, de modo que a produção seguinte seja uma melhoria da anterior.

 

Todas as etapas serão planejadas e executadas pelos acadêmicos de Comunicação Social – Jornalismo, da UFRR, que compõem o Grupo 10 da disciplina “Jornalismo Especializado”, sob supervisão do Professor Vilso Junior Santi.

 

O Método

 

A execução da cobertura prevista neste plano visa a produção de material sonoro para a cobertura da pré-candidatura a vereador nos municípios do Estado de Roraima, com produções de duração entre 01 minuto e 30 segundos a 02 minutos, destacando aspectos como: Histórico profissional do candidato, propostas/estratégias da campanha, representatividade do candidato no seu município e articulações políticas.

 

Os vídeos serão postados no site do Amazoon uma vez por semana e divulgados nas redes sociais (Instagram, Facebook, Whatsapp etc).

 

Cronograma

 

O período de execução será de 25 de março a 03 de junho de 2024, e cada produção jornalística abordará os seguintes temas:

 

PJ 1 – O que é/faz um vereador?

PJ1 PDCAST EP1

PJ 2 – Pré-Candidatos em Boa Vista

PJ2 PODCAST EP2

PJ 3 – Pré-Candidatos no Cantá

PJ3 PODCAST EP3

PJ 4 – Pré-Candidatos em Pacaraima e Alto Alegre

PJ4 PODCAST EP4

PJ 5 – Pré-Candidato(a) em...

 

PJ 6 – Pré-Candidato(a) em...

 

PJ 7 – Pré-Candidato(a) em...

 

PJ 8 – Pré-Candidato(a) em...

 

PJ 9 – Pré-Candidato(a) em...

 

PJ 10 – Pré-Candidato(a) em...

 

PJ 11 – Retrospectiva e última atualização sobre as campanhas

 

* Grupo 10. Conteúdo experimental produzido no escopo da disciplina JOR53 – Jornalismo Especializado I.

 

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page