• Amazoom

Pesquisadoras do Amazoom participarão do XXI EPIC da UFRR

Atualizado: 16 de out.

Fernanda Fernandes e Aysha Bellido apresentarão no evento os resultados de dois projetos de pesquisa sobre Etnocomunicação.

Investigadoras do Amazoom em entrevista com convidada do Ciclo de Formação Complementar.


De 17 a 19 de outubro de 2022 será realizado o XXI Encontro do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de Roraima (EPIC /UFRR). No evento haverá apresentação dos projetos desenvolvidos durante o ciclo 2021-2022 dos Programas de Iniciação Científica.


Do Amazoom serão discutidos os resultados de dois projetos de investigação: “Mapeamento da rede de Etnocomunicação indígena da Amazônia brasileira”, da bolsista Fernanda Fernandes; e, “Geolocalização de referências bibliográficas sobre Etnocomunicação na Amazônia”, com a bolsista Aysha Bellido.


As apresentações dos trabalhos irão ocorrer no dia 18 de outubro às 11h30 e as 17h30. Os dois projetos foram orientados pelo professor doutor e coordenador do Amazoom Vilso Junior Santi.

Trabalhos da Área de Ciências Sociais e Aplicadas. Fonte: Epic

Conforme Fernanda Fernandes, durante a pesquisa foi notado o crescimento das práticas de etnomídia em todo o território da Amazônia. “Apesar de a região norte não ter grandes possibilidades de acesso, muitas organizações indígenas têm investido nas práticas de comunicação digital como ferramentas de visibilização e denúncia” ressaltou a pesquisadora.


Já Aysha Bellido destaca que, durante pesquisa do projeto, encontrou 64 artigos publicados sobre Etnocomunicação, entre os anos 2001-2021. “A maior barreira para realização da pesquisa foi o fato de que muitos dos artigos não estavam disponíveis na internet, lembrou a autora.

“Apesar de a região norte não ter grandes possibilidades de acesso, muitas organizações indígenas têm investido nas práticas de comunicação digital como ferramentas de visibilização e denúncia” - Fernanda Fernandes.

O tema do evento neste ano é “Da independência do Brasil à emancipação tecno-científica do estado de Roraima”. Na primeira noite do Epic, às 19h, será realizada uma mesa-redonda no auditório do CBIO, com os seguintes temas e participantes: Sandra Cátia Pereira Uchoa – professora titular do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola do CCA/UFRR; Pedro Aurélio Costa Lima Pequeno – professor visitante do PRONAT/UFRR; e, Pedro de Jesus Cerino – presidente da FAPERR.


No dia 17 e 18 as apresentações serão das 8h às 12h e das 14h às 18h no Bloco de Libras. No dia 19 as apresentações serão das 8h às 12h, também no Bloco de Libras.


30 visualizações0 comentário