top of page
Foto do escritorAmazoom

Pesquisadoras do Amazoom participarão do XXI EPIC da UFRR

Atualizado: 16 de out. de 2022

Fernanda Fernandes e Aysha Bellido apresentarão no evento os resultados de dois projetos de pesquisa sobre Etnocomunicação.

Investigadoras do Amazoom em entrevista com convidada do Ciclo de Formação Complementar.


De 17 a 19 de outubro de 2022 será realizado o XXI Encontro do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de Roraima (EPIC /UFRR). No evento haverá apresentação dos projetos desenvolvidos durante o ciclo 2021-2022 dos Programas de Iniciação Científica.


Do Amazoom serão discutidos os resultados de dois projetos de investigação: “Mapeamento da rede de Etnocomunicação indígena da Amazônia brasileira”, da bolsista Fernanda Fernandes; e, “Geolocalização de referências bibliográficas sobre Etnocomunicação na Amazônia”, com a bolsista Aysha Bellido.


As apresentações dos trabalhos irão ocorrer no dia 18 de outubro às 11h30 e as 17h30. Os dois projetos foram orientados pelo professor doutor e coordenador do Amazoom Vilso Junior Santi.

Trabalhos da Área de Ciências Sociais e Aplicadas. Fonte: Epic

Conforme Fernanda Fernandes, durante a pesquisa foi notado o crescimento das práticas de etnomídia em todo o território da Amazônia. “Apesar de a região norte não ter grandes possibilidades de acesso, muitas organizações indígenas têm investido nas práticas de comunicação digital como ferramentas de visibilização e denúncia” ressaltou a pesquisadora.


Já Aysha Bellido destaca que, durante pesquisa do projeto, encontrou 64 artigos publicados sobre Etnocomunicação, entre os anos 2001-2021. “A maior barreira para realização da pesquisa foi o fato de que muitos dos artigos não estavam disponíveis na internet, lembrou a autora.

“Apesar de a região norte não ter grandes possibilidades de acesso, muitas organizações indígenas têm investido nas práticas de comunicação digital como ferramentas de visibilização e denúncia” - Fernanda Fernandes.

O tema do evento neste ano é “Da independência do Brasil à emancipação tecno-científica do estado de Roraima”. Na primeira noite do Epic, às 19h, será realizada uma mesa-redonda no auditório do CBIO, com os seguintes temas e participantes: Sandra Cátia Pereira Uchoa – professora titular do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola do CCA/UFRR; Pedro Aurélio Costa Lima Pequeno – professor visitante do PRONAT/UFRR; e, Pedro de Jesus Cerino – presidente da FAPERR.


No dia 17 e 18 as apresentações serão das 8h às 12h e das 14h às 18h no Bloco de Libras. No dia 19 as apresentações serão das 8h às 12h, também no Bloco de Libras.


50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page