top of page
  • Foto do escritorBryan Chrystian

ELEIÇÕES 2018 - Jair Bolsonaro, o presidente de quem?

Atualizado: 12 de dez. de 2018

Por Radachy Wakiyama

Jair Messias Bolsonaro, filho de Olinda Bonturi e Geraldo Bolsonaro, foi militar capitão da reserva do exercito e politico brasileiro, atualmente está filiado ao Partido Social Liberal (PSL), candidato a presidência do Brasil ficando em primeiro lugar nas pesquisas do primeiro ao segundo turno na disputa presidencial atrás do adversário Fernando Haddad (PT).


Jair Bolsonaro será 38º presidente do Brasil


Deputado federal por sete mandatos no Rio de Janeiro, vereador desde primeiro de janeiro de 1989 até primeiro de fevereiro de 1991, partidos por onde passou: PSC, PP, PFL, PTB, PPB, PPR, PP, PDC e PSL (atual), sua religião que frequenta a igreja católica apostólico romano por 10 anos e atualmente na Igreja Batista.


Pai de cinco filhos chamados: Flávio, Carlos, Eduardo, Renan e Laura, ele nasceu no dia 21 de março de 1955 em Glicério-SP, tem 63 anos, casado com a Michelle de Paula Firmo e divorciado de Rogéria Nantes Nunes Braga, formado na academia militar das agulhas negras em 1977, serviu os grupos de artilharia de campanha e paraquedismo do exercito brasileiro.


Bolsonaro quando foi militar em 1977


Frequenta a extrema direita dentro da politica em defesa das crianças e da família brasileira. No dia 6 de setembro de 2018, foi vitima de um ataque à faca durante sua trajetória de campanha nas ruas de Juiz de Fora – Minas Gerais, acabou atingindo o abdômen e necessitou passar por um processo de laparatomia na santa casa de misericórdia em Minas Gerais, autor do atentado foi Adélio Bispo de Oliveira própria declarou que foi mandado por Deus, filiado ao PSOL dentre 2007 a 2014 declarou que era da extrema esquerda, a arma do crime já foi recuperada.


Bolsonaro levando facada durante um ato de campanha em Juiz de Fora-MG


Em 2003 foi alvo de polemica numa entrevista concedida pela Redetv quando ele estava falando ao vivo, acabou interrompido pela deputada petista Maria do Rosário que falou mal de estuprador, gays e negros, depois ele chamou de vagabunda e quase agrediu, mas foi absorvido pelos seguranças da câmara.


Ele foi convidado pela rede globo para participar do debate com seu adversário, mas ainda não sabe se vai ser possível ou não comparecer por causa da sua saúde, por isso não está autorizado pela equipe médica no debate.


Vereador do Rio de Janeiro em 1988 a 1990 ficou apenas dois anos de mandato, mostrando se conservador, discreto e pouco participativo, apresentaram muitos projetos de lei, um dos quais autorizava no transporte publico gratuito de militares em ônibus urbanos, usado principalmente pra dar visibilidade às causas militares.


Como deputado federal aprovou dois projetos são esses: uma PEC que prevê emissão de recibos junto ao voto nas urnas eletrônicas e uma proposta que estende o beneficia de inserção do imposto sobre produtos industrializados (IPI) para os bens de informática e outra que autoriza o uso da fosfoetanolamina, substancia que ficou conhecida no Brasil como Pílula do Câncer e que testes demonstram não ter qualquer efeito contra a doença.


Deputado Jair Bolsonaro querendo aprovação da sua lei na câmara


O parlamentar justificou aprovação de uma única emenda alegando que não recebe apoio suficiente dos demais congressistas por sofrer discriminação por possuir ideias direitistas. No momento Jair Bolsonaro está se preparando nomeando seus ministros a partir de 1º de janeiro de 2019.


Bolsonaro é descendente de imigrante de alemão e italiano, a origem de português. Pelo lado materno, Bolsonaro tem ascendência integralmente italiana, seus avós ambos nascidos em Luca na Toscana – Itália, no lado paterno, é bisneto de italianos do Vêneto e da Calábria, tendo também um bisavô originário de Hamburgo – Alemanha.


Desempenho de Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais no 1º ao 2º turno

Primeiro Turno


Jair Bolsonaro (PSL) 46,07%

Fernando Haddad (PT) 28,37%

Ciro Gomes (PDT) 12,52%

Geraldo Alckmin (PSDB) 4,83%


Segundo Turno

Jair Bolsonaro (PSL) 55,13%

Fernando Haddad (PT) 44,87%


Espero que o nosso futuro presidente Jair Bolsonaro resolva todos os problemas que o nosso Brasil está passando hoje, na saúde, educação, economia, agricultura, segurança e outros projetos no seu plano do governo, ele colocará as privatizações, programas sociais ele ainda critica muito á questão do bolsa família, previdência social vai cogitar propor mudanças graduais nas aposentadorias priorizando combate a fabrica de marajás, reforma trabalhista votei a favor nessa proposta.


Na câmara, as sabatinas tenho repetido, ouvido dos empresários: que os trabalhadores brasileiros podem ter que escolher entre ter menos empregos e mais direito ou o oposto.


Segurança pública para acabar com a criminalidade promovendo leis severas para quem cometer algum tipo de crime, essas foram às propostas de Bolsonaro em sua gestão de governo pelos próximos quatro anos.

44 visualizações0 comentário
bottom of page