top of page
  • Foto do escritorAmazoom

Integrante do Amazoom tem dissertação aprovada com distinção no Mestrado em Comunicação da UFRR

Banca foi realizada de forma virtual na plataforma no Google Meet nesta segunda-feira (20)

Banca ocorreu de forma virtual

O integrante do Amazoom, Bryan Chrystian da Costa Araújo, teve sua dissertação de mestrado aprovada com distinção no Programa de Pós-Graudação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) na manhã desta segunda-feira (20).


O trabalho foi avaliado pela banca formada pelo professor orientador Dr. Vilso Jr. Santi (UFRR), pela docente Dra. Vângela Maria de Moraes (UFRR) e pelo professor Dr. Alberto Efendy Maldonado (Unisinos).


A dissertação apresentada pelo estudante teve como tema "Cartografia das Práticas Etnocomunicativas do Conselho Indígena de Roraima (CIR)" e foi desenvolvida na linha de pesquisa "Estudos de Mídia, Território e Processos Comunicacionais" do PPGCOM da UFRR.


"Estou contente com a conclusão deste ciclo na minha vida acadêmica e acredito que o trabalho desenvolvido possa contribuir na compreensão das práticas comunicacionais protagonizadas pelos povos indígenas", relatou.


Bryan Araújo passou a integrar a equipe do Amazoom em 2017, quando ainda estava cursando a graduação em Comunicação Social - Jornalismo na UFRR. Ele é responsável por desenvolver o site do grupo de pesquisa e, atualmente, apoia a realização das atividades de extensão e pesquisa desenvolvidas pelo grupo.


De acordo com o estudante, o objetivo da dissertação foi cartografar as práticas comunicativas do CIR, a fim de entender como os princípios identitários, territoriais e étnicos são acionados para sua constituição enquanto práticas etnocomunicativas.

"O mestrado foi uma etapa importante na minha formação acadêmica e o percurso até aqui foi de muito aprendizado. Acredito que agora seja a vez de me preparar para o doutorado e continuar contribuindo para a produção de conhecimento cientifico no campo da Comunicação", contou.


Sobre o PPGCOM - UFRR


O PPPGCOM da UFRR formaliza sua intenção em desenvolver atividades vinculadas à área de concentração Comunicação, Territorialidades e Saberes Amazônicos. A proposta concentra seus esforços em trabalhar com estudos e pesquisas aplicados nos campos da Comunicação e Territorialidades articulados aos saberes populares, tradicionais, acadêmicos circulantes na Amazônia.


Atualmente, o PPGCOM da UFRR é constituído pelas linhas de pesquisa "Comunicação, Memória e Identidades" e "Estudos de Mídia, Território e Processos Comunicacionais".


A linha "Comunicação, Memória e Identidades" abrange as diferentes concepções teóricas, históricas e identitárias vinculadas com a construção das memórias e saberes tradicionais amazônicos.


Já os estudos da linha "Estudos de Mídia, Território e Processos Comunicacionais" adentra no estudo dos processos de comunicação midiatizados atores, rotinas, ritualidades, dispositivos, digitalização, convergências, materialidades, linguagens, produtos, circulação e estratégias de interação, legitimadores da reconstrução da cultura local, regional, nacional e global.

51 visualizações0 comentário
bottom of page