top of page

Indígenas da cidade realizarão 1º festival cultural, no próximo sábado

  • Foto do escritor: Fabio Almeida
    Fabio Almeida
  • 23 de abr.
  • 2 min de leitura

A organização dos indígenas da cidade (ODIC/RR) realizará no próximo sábado o 1º festival cultural dos povos indígenas que vivem em Boa Vista. O evento terá início às 9h do próximo sábado (26/04/2025), na rua Antônio Ferreira de Souza, 937, São Pedro, atual sede da organização.


Danças, comidas e medicamentos tradicionais, músicas, artesanato, pinturas corporais e contação de histórias marcarão esse primeiro grande evento da nova gestão da entidade que tomou posse no último dia 12/01/2025. Para Melânia Pascoal, atual presidenta da ODIC, “o evento tem como objetivo fortalecer a identidade e a cultura dos povos indígenas em contexto urbano, promovendo um espaço de valorização, visibilidade e comercialização de saberes e produtos tradicionais”, disse Melânia.


Nova diretoria da ODIC/RR
Nova diretoria da ODIC/RR

Os indígenas que vivem na cidade buscam por meio das diversas organizações manterem suas tradições culturais e sociais. No entanto, a ODIC vai além da resistência em defesa da cultura, lutamos pelo nosso reconhecimento como indígenas vivendo na cidade, além de enfrentar todas as mazelas que a cidade nos impõe. “Aqui, para a maioria dos órgãos públicos não somos indígenas, só porque moramos na cidade. Isso, tá errado. É por isso que existe a ODIC que começou para que pudéssemos ter acesso a universidade de forma diferenciada, conseguimos. Mas, precisamos avançar em outros temas”, falou Melânia.


Melânia Pascoal, Presidente da ODIC/RR
Melânia Pascoal, Presidente da ODIC/RR

“A participação de toda a sociedade boa-vistense é fundamental para que nós possamos nos aproximar, pois os problemas que nós indígenas da cidade enfrentamos são iguais aos enfrentados pela maior parte da população. Nesse encontro, onde teremos um festival e uma feira, ao mesmo tempo, celebramos nossas tradições, neste abril indígena, venha celebrar conosco, no próximo sábado, com uma grande roda de Parixara”, falou melânia.

A presidente da entidade é uma grande incentivadora do processo de manutenção das tradições indígenas. Em sua residência, mantém em seu quintal, espécimes que ajudam as artesãs e artesões na confecção de seus produtos. Ela sonha com o dia que não haverá dificuldade em encontrar os insumos para confeccionar o artesanato indígena, considerada uma boa fonte de renda suplementar às famílias.


 
 
 

Comments


bottom of page