top of page
  • Foto do escritorAmazoom

#DesintrusãoJá: Yanomamis celebram democracia mas reivindicam retirada de garimpeiros ilegais

Depois da eleição presidencial Davi Kopenawa e os Yanomami de Watoriki comemoram a vitória do presidente Lula ao lado de outras lideranças.


Em um vídeo realizado pela Hutukara Associação Yanomami (HAY), dirigido por Pedro Portella, com tradução de Morzaniel Iramari, lideranças Yanomami comemoram a vitória do presidente Lula no segundo turno das eleições presidenciais de 2022.


Na "festa de luta" registrada na produção, os líderes José Yanomami, Aristeu Yanomami e Davi Kopenawa aproveitam para celebrar a democracia, mas reivindicar suas demandas urgentes. A principal delas: a desintrusão dos garimpeiros que ocupam e degradam a Terra Indígena Yanomami e Ye'kwana.


Confira os depoimentos:


José Yanomami


Liderança Lula, estou muito feliz por você! Você foi eleito de novo porque defende o povo Yanomami. Nós Yanomami, habitantes da terra, confiamos muito em você, porque você é defensor da Terra e da Floresta. Estou feliz, sou habitante da floresta! Eu quero viver com saúde, quero continuar vivo! Quero criar os meus filhos! É isso que eu quero! Eu não quero que minha terra seja destruída! Eu quero minha terra viva, sem sujar os igarapés!


Liderança Lula, você foi eleito de novo, por isso estou muito feliz! Eu não vou aceitar amizade com os garimpeiros! Eu quero que você retire os garimpeiros da Terra Yanomami! Não quero eles perto de nós! Eu não quero morrer, porque sou filho de Yanomami! - José Yanomami.

Liderança, como você foi eleito de novo, quero que você limpe a nossa terra! Eu quero que você melhore nossa saúde na Terra Yanomami! O candidato derrotado matou o povo Yanomami! Ele matou os nossos parentes! Eu estou muito triste e com muita raiva por isso! Eu não quero minha terra destruída! Eu estou lutando pela minha terra!


Liderança, retire os garimpeiros da Terra Yanomami! Te agradeço! Muito obrigado!



Aristeu Yanomami


Oi, Liderança Lula! Eu quero continuar vivendo nessa minha terra! Estou pedindo apoio para você! Eu quero que você defenda nossa Terra demarcada! Eu espero que consigamos viver com saúde! Eu quero que nós Yanomami continuemos vivendo assim! Eu não quero os garimpeiros se aproximando!


O candidato inimigo queria acabar com a nossa terra! Eu quero que você retire todos os garimpeiros da terra Yanomami!


Liderança Lula, retire imediatamente os garimpeiros da terra Yanomami! É isso que eu quero! Aqui não é terra dos garimpeiros! Eu fico preocupado porque aqui é a minha terra! Estão nascendo muitas crianças, por isso eu não quero os garimpeiros destruindo nossa terra!


Eu quero que você melhore a saúde de toda a Terra Yanomami! Eu quero que você melhore as condições de trabalho dos técnicos de saúde, enfermeiros e médicos! Porque você foi eleito de novo! - Aristeu Yanomami.

Quando você atender o pedido das nossas lideranças indígenas, nós ficaremos muito felizes!



Davi Kopenewa


Eu queria falar para todos os povos da terra ou do planeta: nós estamos unidos com a força da natureza, junto com o pajé e junto com a força da floresta! Nossa mãe terra está aqui junto conosco! É por isso que nós estamos aqui!


Nós estamos parabenizando o novo presidente que já foi eleito nesse ano! Nós estamos muito contentes e felizes! Por isso nos estamos mandando a nossa mensagem para o senhor, presidente Lula! Eu já conheço o Senhor. É um homem honesto e positivo! Nós estamos querendo, todo o Brasil, os povos indígenas do Brasil, nós estamos querendo retornar!


Nossa terra já foi roubada! Nossa terra já foi invadida! Nós não queremos que continue a invasão das nossas terras! Queremos que as nossas terras sejam respeitadas! Porque os governos passados já reconheceram! Já foi homologado, registrado pela presidência do Brasil. - Davi Kopenawa.

Por isso estamos mandando essa mensagem para todos: para o estado do Brasil e para fora. Para quem apoia a nossa luta, do índio brasileiro! Eu quero mandar uma mensagem para todos os povos do planeta Terra!


Nós queremos que a terra seja protegida! Seja respeitada! Isso que nós estamos querendo! Nós estamos mandando essa mensagem para todos os povos da terra, da cidade e povos indígenas do Brasil!


Essa é a minha fala! A nossa luta continua! Para todos! Para nós vivermos bem! Vivermos em paz!


Fotografia e edição: Pedro Portella

Traduçao: Morzaniel Iramari

Realização: Hutukara Associação Yanomami

131 visualizações0 comentário
bottom of page