• liliguimaraes16

Covid-19: especialistas alertam sobre a importância de se vacinar

Estado de Roraima recebeu na tarde desta quinta-feira, uma nova remessa com 2.340 vacinas contra a covid-19.


Foto: Secom-RR

Especialistas alertam a população para a importância da imunização, medida fundamental para garantir a proteção coletiva que o estado precisa para vencer a pandemia causada pela covid-19.


De acordo com a médica infectologista Alessandra Martins, é preciso deixar claro que todas as vacinas têm eficácia comprovada pelos órgãos de vigilância sanitária e pelo Ministério da Saúde e devem ser administradas na população.


“Temos percebido uma certa resistência de algumas pessoas em tomar a vacina, mas é preciso alertar que somente com a população imunizada teremos condições de avançar ainda mais no combate a essa pandemia, uma vez que quando a pessoa toma a vacina ela não protege apenas a si mesma, mas também aos que estão ao seu redor, e esse cuidado coletivo é o mais importante nesse momento”, ressaltou a médica.


De acordo com o secretário de saúde, Leocádio Vasconcelos, o Plano Nacional de Imunização estabelece que as três esferas de gestão devem cumprir as medidas necessárias, cada um dentro da sua autonomia, para que a população seja alcançada.


“É importante esclarecer que as prefeituras têm um papel fundamental nesse processo, pois precisam se organizar para fazer com que a segunda dose chegue para as pessoas que tomaram a primeira. O Estado tem feito a sua parte que é o recebimento e repasse aos municípios, e esse envio temos feito de forma contínua, para todos sem exceção, além disso temos nos colocado à disposição de todas as prefeituras para trabalho de forma parceira e somar esforços contra a pandemia, ou seja, o Governo tem feito a sua parte e é preciso que as prefeituras também executem as tarefas estabelecidas no Plano nacional”, esclareceu o secretário.


Chegada de vacinas

Após a chegada de 11.350 vacinas nesta quarta, 11, o Estado de Roraima recebeu na tarde desta quinta-feira,12, uma nova remessa com 2.340 vacinas contra a covid-19, que desta vez são do laboratório Pfizer/BioNTech.


No total, Roraima recebeu, até o momento, 527.658 vacinas do Governo Federal, e tem mantido de forma contínua o repasse para todos os municípios, o que garantiu a entrega de 459.026 doses.


Até o momento, 333.484 doses foram aplicadas em Roraima, sendo 250.637 na primeira dose, 73.258 na segunda dose, e 9.589 doses únicas.



Fonte: Lucas Sechi/Roraima em Foco


3 visualizações0 comentário