top of page
  • Foto do escritorWebJor

Atividades Físicas Na Melhor Idade – Necessidade ou Vaidade?

“Como envelhecer saudável e ter toda a liberdade que você precisa”?

Com indagações como esta, cada vez mais, cresce o número de usuários da meia idade, adeptos a academias, em busca de um melhor condicionamento físico, seja para a melhoria da saúde, seja para um melhor condicionamento físico.

Envelhecer, não é mais sinônimo de aposentadoria, de regar as plantas, de fazer crochês ou cuidar de netos. Esta é uma fase que, teoricamente, todos os seres humanos passarão, com o avanço da idade, é imprescindível que os mais velhos apresentem mudanças notáveis, tanto no físico quanto na mente.

Enquanto que alguns, veem esta fase de meia idade como algo extremamente negativo, por não conhecerem os aspectos positivos desta incrível e real experiência, outros, bem mais otimistas, já percebem como um sinal de liberdade e enxergam além do corpo envelhecido, a possibilidade de um recomeço, também chamada de melhor idade. O que difere um grupo do outro, são as atitudes. Embora estejam todos na mesma faixa etária, o primeiro grupo escolheu a terceira idade. Já o segundo, optou por ter a melhor idade. Essa é uma escolha que as pessoas precisam fazer todos os dias, e não apenas depois de já passados muitos anos. (veja mais em: https://lifelink.com.br/terceira-idade-ou-melhor-idade/ ).

Fato comum é que, tanto um grupo como outro, seja por prazer ou por recomendações médicas, tem procurado bastante as academias de musculações, para a prática de exercícios físicos, como é o caso de Otávio Santos Abdala, 50 anos, professor de educação física, frequentador

Otávio Abdala, 50 anos: consciente dos bons resultados.

assíduo da Academia Fysio Fitness, no bairro Aparecida, onde pratica seus exercícios, que quando mais jovem já praticava atividades físicas, e depois de algum tempo ocioso, voltou agora depois dos 40 anos a fazer exercícios regulares, como forma de manutenção do condicionamento físico, como também por recomendações médicas, ao cuidado com a saúde, ele afirma ter consciência dos benefícios que a prática cotidiana de exercícios pode trazer para o corpo, não apenas por ser um profissional da área, mas também por uma questão de amadurecimento. Segundo ele: “a estética é só uma consequência de nossas atividades físicas, eu busco saúde, então consequentemente eu tenho uma estética boa, um bom condicionamento físico e uma melhor qualidade de vida”. Ainda segundo Otávio, os benefícios são inúmeros, dentre eles o controle de taxa de glicose, colesterol, manutenção dos níveis de diabetes normais e, tudo isso graças a disciplina adquirida ao longo dos tempos com a prática de exercícios, que ele também leva como ensinamento para o seu dia a dia. Otávio faz caminhadas regulares, corre, pedala esporadicamente, está sempre em movimento, para ele a qualidade de vida é primordial, e não é praticando apenas atividades físicas normais que se adquire um bom condicionamento e sim, através da prática de exercícios, que difere bem das atividades. Otávio não se considera um homem vaidoso, mas confessa que treinar, melhora muito a sua autoestima, embora que, nas palavras do próprio Otávio, “existe

Abdala: determinação é o foco!

uma preguiça em ir para a academia, tem dias em que a gente não tá com disposição nenhuma”. Mas, ele enfatiza que, as pessoas de sua faixa etária que, buscam praticar exercícios ou estão começando agora, que procurem fazê-lo de uma forma prazerosa e não obrigatória e ainda aconselha, “a princípio tem a questão da preguiça, mas quando você vai ganhando ritmo, os exercícios vão melhorando e você vai se adaptando e quando passam os dias e por alguma questão você não pode fazer seus exercícios, você já sente falta. Quebre esta barreira inicial dos exercícios, de dar continuidade, daí você vai embora”(prossegue).

Quem concorda e muito com seu aluno, é o proprietário do estabelecimento, Eduardo Dias Laurindo, 41 anos, empresário, que há 15 anos exerce a função de oferecer espaço e equipamentos para a prática destes exercícios tão benéficos a saúde do corpo. Para Edu (como prefere ser chamado), cerca de 30% de seus clientes, são da melhor idade, e deste montante,

Edu Dias: atenção total aos alunos.

predomina o público feminino. Em seu estabelecimento, Edu Dias tem uma grande variedade de aparelhos disponíveis para este público seletivo, segundo ele, é essencial que se tenha um bom equipamento específico para cada função a que se propõe o usuário mais experiente, de maior idade, até para que se evitem lesões musculares decorrentes de uma série de exercícios mal elaborados. Junto com seus aparelhos, Eduardo coloca a disposição, um profissional preparado e uma tabela de exercícios pré elaborados somente para o público em questão. Como quase sempre em muitos casos, é exigido uma avaliação médica para a prática de exercícios, e na melhor idade não seria diferente, Edu afirma que muitos clientes acima dos 50 anos, já se matriculam com o laudo médico antecipadamente em mãos. “Geralmente o indivíduo pratica seus exercícios durante três dias por semana, entre 40 e 50 minutos, por sessão”. Lembra Edu, descrevendo a rotina de exercícios de seus clientes de meia idade. Ressaltando que além academia, Eduardo costuma acompanhar o desempenho de seus alunos, também na rotina do dia a dia. Mas, sem querer ele deixa escapar que, “a maioria é por necessidade, mas as mulheres são bem vaidosas”. Edu revela que no geral, o desempenho do pessoal de melhor idade é muito positivo, dado a sua disciplina e comprometimento com a prática dos exercícios a que se propõem e, ele também aconselha que ninguém espere pela orientação ou determinação médica, que as pessoas com uma idade superior aos 45, sejam mais adeptos dos exercícios físicos por opção de querer cuidar melhor de seu corpo e de sua saúde: quando a pessoa nos procura indicado por um médico, o negócio já pegou mesmo, já vem quase que forçado”. Conclui.




APARELHOS ESPECÍFICOS PARA A MELHOR IDADE.

(Por: JB Fernandes)

33 visualizações0 comentário
bottom of page