A universidade Federal de Roraima Juntamente com a fundação CIEDS (Centro Integrado de Educação e Desenvolvimento Social) , IOCHPEL relação com investidores e PNUD (programa das nações unidas para o desenvolvimento) com patrocínio da Open Socity Fundations e cooperação da UNHCR ACNUR (Agência da ONU para refugiados) está desenvolvendo o projeto Redes de integração socioeconômica. Com base em direitos, Cultura e Habilidades para a vida. No campus Paricarana. A artesã e empreendedora Paula Márcia de Araújo Farias, de 43 Anos está cursando a primeira edição deste curso no estado.
Ela informa que o curso serviu para desenvolver suas habilidades de empreendedora e que confirmou sua visão de mercado, disse que a produção do artesão é modificada conforme a época do ano.
O centro de artesanato ainda é uma opção de exposição, e hoje em dia a maioria dos clubes de mães que trabalhavam com artesanato estão sucateados ou fechados e a falta de divulgação é um dos fatores que implicam na falta de espaço para o crescimento desse setor e dificulta até o acesso a exposição no Centro de artesanato de Roraima.
Paula já teve seus trabalhos expostos em outros estados como Mato Grosso e São Paulo e através de um grupo formado exclusivamente por mulheres chamado Arte e Cultura já enviou trabalhos para Estados Unidos e Europa, assim levando a Iconografia de Roraima para outros países.
Através do curso a artesã está desenvolvendo um projeto social com o objetivo de ajudar imigrantes e brasileiros em situação de risco sem distinção de raça, opção sexual e nacionalidade, visando a produção, divulgação e o fortalecimento do empreendedorismo artesanal. Ela está em busca de parcerias para investir na estrutura, material de trabalho, camisetas, tintas, pincéis e tudo o que for necessário para este fim.
Paula reitera esta é uma grande oportunidade de adquirir e propagar meus conhecimentos, com a possibilidade de trocas de experiências pessoais, profissionais com os participantes do projeto que estou desenvolvendo. Este projeto tem o objetivo de auxiliar pessoas em situação de risco e vulnerabilidade e ajudá-las a ultrapassarem fases e crescerem socioeconômico e psicologicamente melhorando a auto estima descobrindo e redescobrindo seu potencial
Commentaires