• Yohanna Emmelly

CFC: Amazoom adia oficina sobre estratégias comunicacionais

Atualizado: 14 de jul.

Oficina é parte do Ciclo de Formação Complementar (CFC) organizado pelo Amazoom

Evilene Paixão (Foto: Arquivo Pessoal)

Devido ao aumento dos casos de Covid-19 e em consonância com a decisão do Conselho do Centro de Comunicação, Letras e Artes (CCLA), o Amazoom (Observatório Cultural da Amazônia e Caribe) decidiu adiar a segunda oficina promovida em parceria com o projeto Enraizado na Confiança 2.0 da Internews.

O encontro de formação estava inicialmente previsto para os dias 29 e 30 de junho e 1 de julho e foi transferido para os dias 7, 8 e 9 de junho das 15h às 17h. A oficina “Educomunicação e pautas socioambientais: estratégias de comunicação indigenistas?” vai ocorrer nas dependências do Amazoom (Salas 159 e 160) do Bloco I da UFRR.

As inscrições começam hoje (15) e são gratuitas. Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário disponível neste link.

O curso ocorrerá de forma híbrida tanto na modalidade virtual quanto presencial. Para os participantes da capacitação no formato presencial será disponibilizado uma ajuda de custo de até R$ 100.

Podem participar da capacitação estudantes do curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Além disso, jovens comunicadores indígenas de Roraima também podem se inscrever na oficina.

A jornalista, aluna do mestrado em Comunicação da UFRR e integrante do Amazoom, Evilene Paixão, será responsável por ministrar a oficina. O conteúdo programático abordará práticas e experiência de Evilene Paixão com o jornalismo indigenista e o trabalho junto aos movimentos sociais e organizações do terceiro setor.

CFC

A capacitação é parte do I Ciclo de Formação Complementar (CFC) organizado pelo Amazoom em parceria com Enraizado na Confiança (Rooted in Trust) da Internews, financiado pela United States Agency for International Development (USAID).

Conforme a organização, o CFC foi criado como forma de complementar a formação de estudantes de jornalismo e jovens comunicadores indígenas. É ainda objetivo do projeto desenvolver produtos informativos com o acionamento de linguagens híbridas com foco no combate de rumores, notícias falsas e da pandemia de desinformação.

A expectativa é que, no âmbito do CFC, sejam realizadas oito oficinas entre os meses de maio e outubro. Além disso, o CFC contará ainda com um evento de encerramento, o II Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão do Amazoom, previsto para ocorrer em novembro.

Enraizado na Confiança

A Internews é uma organização internacional sem fins lucrativos com 30 escritórios em todo o mundo. Os programas da Internews são construídos com base na convicção de que todos merecem notícias e informações confiáveis para tomar decisões informadas sobre suas vidas.

O projeto Enraizado na Confiança (Rooted in Trust), da Internews, busca responder à 'infodemia' (desinformação, notícias falsas, rumores e excesso de informação, em especial em relação à COVID-19) que aprofunda a discriminação e afeta o acesso a serviços e assistência básica comunitária em comunidades vulneráveis.

Fonte: Amazoom

79 visualizações0 comentário