top of page
  • Foto do escritorAmazoom

Amazoom divulga edital para seleção de novos colaboradores

Atualizado: 7 de mar. de 2023

Serão selecionados acadêmicos para atuação em cinco projetos principais, vinculados a discussão da Etnocomunicação e Combate a Desinformação.


O Amazoom – Observatório Cultural da Amazônia e Caribe lançou hoje Edital para seleção de colaboradores interessados em ingressar em sua equipe de trabalho. O Projeto é vinculado ao Curso de Comunicação Social – Jornalismo (CCOS) e Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFRR.


As inscrições serão recebidas até o dia 12 de março de 2023, via formulário eletrônico, disponível no seguinte link.


O Coordenador do Amazoom, Prof. Dr. Vilso Junior Santi explica que serão selecionados colaboradores voluntários para atuação em cinco projetos principais: a) Por uma Comunicologia do Sul e as práticas etnocomunicativas do Movimento dos Povos Indígenas; b) Mapeamento da Rede de Etnocomunicação Indígena da Amazônia Brasileira; c) Práticas e Estratégias Etnocomunicativas Yanomami nas Rede Sociais; d) Geolocalização de referências bibliográficas sobre Etnocomunicação na Amazônia; e para o projeto e) Rede Amazoom – Agência de produção, verificação e curadoria de conteúdo jornalístico, em parceria com a Rede Nacional de Combate a Desinformação (RNCD).


A divulgação dos resultados está prevista para ocorrer até dia 13 de março, às vésperas do início da segunda semana de atividades do primeiro semestre de 2023, na Plataforma do Amazoom.


Quem somos


O Amazom foi criado em 2011 pelo Prof. Dr. Anderson dos Santos Paiva. Em 2013 o Prof. Dr. Vilso Junior Santi assumiu a coordenação do projeto. Sua plataforma online foi lançada em 2017.

Termos Gerais do Edital N. 01/2023 - Amazoom.


Hoje o Amazoom encara a missão de criar oportunidades e proporcionar espaço para experimentação comunicacional, cultural e jornalística nos territórios (e territorialidades) configurados pelas regiões da Amazônia e do Caribe.


O Amazoom persegue uma perspectiva plural (com pluralidade de enfoques); atua em projetos de ensino, pesquisa e extensão transdisciplinares e multi-institucionais. e, reconhece e valoriza as diversas expressões regionais (culturais e comunicacionais) em suas múltiplas dimensões – política, técnica, teórico-prática e epistemológica.

O principal objetivo do Amazoom é se constituir como um espaço vital para cooperação, levantamento, sistematização, discussão e visibilização de conhecimentos outros – acerca dos Saberes Tradicionais Amazônico-Caribenhos; da Etnocomunicação e dos Movimentos Sociais; da Mídia, do Território, do Corpo, das Identidades e dos Processos Comunicacionais e suas Práticas.

Tais eixos dão base para sua atuação cotidiana, organizada no entorno de seis linhas principais: Estudos de Mídia, Territórios e Processos Comunicacionais; Comunicação, Memória e Identidades; Etnocomunicação; Mídia, Política e Movimentos Sociais; Perspectivas Teórico-metodológicas em Comunicação e Jornalismo, Corpo e Comunicação.

Para saber mais acesse o site do Projeto.

107 visualizações0 comentário
bottom of page