top of page
  • Foto do escritorBryan Chrystian

ELEIÇÕES 2018 - Os memes conseguem aproximar as pessoas da política?

Atualizado: 13 de dez. de 2018

Por Felipe Lopes


Hoje em dia, ter uma conta nas redes sociais é sinônimo de se divertir com varios memes . Essa linguagem usada pelos internautas é constantemente estudada por pesquisadores contemporâneos, publicitários, analistas de marketing e outros profissionais da área de comunicação e do comportamento do ser humano. Mas e quando os memes ajudam na discussão de política entre jovens no Brasil? Um estudo feito pelo Instituto de Ciências Humanas Sociais e Aplicadas da Unicamp mostrou que a discussão de política usando memes se tornou democrática para os brasileiros desde a última eleição para presidência em 2014.


Essa democratização se dá pelo fato de que a partir do momento em que um usuário posta um meme e alguém compartilha, retuíta, reposta, ele se sente influenciador de tal opinião. Além disso, esse estudo afirma que pode até promover algum tipo de resposta ou chamar a atenção dos políticos envolvidos, isso e ainda criar afinidade com outros usuários que pensam da mesma forma. A pesquisa também mostra que certos posicionamentos políticos apresentam um maior efeito democratizador que o outro.


Os memes têm como característica o anonimato daqueles que os criam. A não linearidade faz com que todas as pessoas, independentemente do perfil, se sintam cativadas por eles.

Atualmente os memes com teor político podem ser descritos como ferramenta de democratização da discussão política no país, mas o que é um meme? O Conceito de meme foi criado pelo pesquisador Richard Dawkins, em 1976. Por definição, ele é considerado uma unidade de evolução cultural que se autopropaga.


Grande parte do público é conquistado pela facilidade de compreender um conteúdo que ele acredita, compartilha, e se vê como um influenciador. O meme, como conhecemos nos dias de hoje é um fenômeno típico da internet com foco nas redes sociais e que pode se apresentar como uma coleção de textos, imagens, vídeos, comportamentos difundidos ou memórias compartilhadas.


“Devido sua natureza diversificada e não linear, os memes conseguem criar relações com todos os tipos de assuntos", relata o publicitário Renato Frigo, que é autor de uma pesquisa que relaciona política e memes.


Na minha opinião os memes ajudam sim a divulgar a informação, especialmente politica de forma que todos possam entender, desde a pessoa mais simples, ou a que não possui alto conhecimento sobre o assunto, nesse caso sobre politica, até o mais letrado sobre o assunto.

Os memes além de ajudarem a construir uma ciberdemocratização, abrem espaço para que piadas possam ganhar fama e assim sucessivamente ganhar votos, como é o caso do atual presidente que assumirá o poder, e cito também uma outra piada em forma de candidato que usava como frase principal “Gloria a Deus” . Os memes podem ser perigosos no sentido de dar fama e espaço para figuras medíocres, e na maioria das vezes apaga e deixa fora dos holofotes, quem realmente quer fazer uma mudança digna, e alguém que possivelmente poderia ter trago não só mudanças, mas também paz coletiva.


Posso dizer por experiência própria que já fui “consumidor” dos conteúdos de memes políticos, pois no período das eleições eu era um grande fã do candidato Ciro Gomes, abaixo são alguns exemplos dos ditos “memes” que apareciam a mim na minha dita “Linha do tempo” no Twitter.



Confesso que os memes com o candidato me fizeram ter um certo apreço a mais por ele na época, e o mesmo era bastante popular ao público jovem que utiliza a rede social justamente pelo material dito engraçado que circulava de Ciro, alguém que sempre parecia estar de bom humor no começo das eleições.

O fato é que sim, os memes ajudam bastante na criação de um pensamento politico mesmo que raso, e que ajudam e muito na divulgação de qualquer candidato, seja para o bem, ou seja para o mal.



Você pode ler mais sobre Meme e fake news e como a internet transforma a discussão política clicando aqui


23 visualizações0 comentário
bottom of page