top of page
  • Foto do escritorBryan Chrystian

DENARIUM 17 - Candidato falta à sabatina na UFRR e alega compromissos prévios de campanha

Por: Luiz Valério, Fernanda Mesquita, Bennison de Santana, Tiago Lima e Rhadachy Wakiyama

O candidato ao Governo de Roraima, Antônio Denarium (PSL), não compareceu à segunda sabatina com os postulantes ao Palácio Senador Hélio Campos, realizada pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), em parceria com Instituto Federal de Roraima (IFRR), nesta segunda-feira (1 de setembro). O evento aconteceu no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF). Denarium alegou compromissos prévios de campanha para justificar sua ausência.


Participaram da sabatina, três dos cinco candidatos ao Palácio Hélio Campos: José de Anchieta (PSDB), Telmário Mota (PTB) e Fábio Almeida (PSOL). Além de Denarium, a governadora e candidata à reeleição, Suely Campos (Progressistas) também deixou de comparecer ao ato político. A ausência dos dois candidatos ao governo na sabatina suscitou críticas por parte do público presente.


De acordo com a justificativa apresentada por Antônio Denarium, ele teria sido convidado pela UFRR para participar de um debate e não para uma sabatina individual de candidatos - como de fato ocorreu. Denarium disse que decidiu não comparecer ao evento porque na terça-feira (2 de setembro) seria realizado o tradicional debate entre os postulantes ao governo pela TV Roraima, afiliada da Rede Globo no estado.


“Não achei interessante antecipar um debate entre os candidatos que já estava previsto para ser transmitido para toda a sociedade roraimense pela TV Roraima. Por isso, preferi esperar o debate da televisão. Se soubesse que era uma sabatina individual, eu teria cancelado alguns compromissos da agenda e teria ido”, afirmou o candidato.


Outra justificativa apresentada por Denarium foi a de que ele teria sido convidado em cima da hora para o evento, o que inviabilizou sua participação, devido aos compromissos de campanha previamente agendados.


Consultada pela reportagem, a Coordenação de Comunicação Social da UFRR refutou as justificativas apresentadas pelo candidato do PSL, de que o convite teria sido feito para um debate e em cima da hora.


De acordo com o jornalista Eder Rodrigues, um dos organizadores da sabatina, ainda no dia 11 de setembro a assessoria de todos os candidatos foi convidada para uma reunião, onde foi feito o sorteio da ordem em que os candidatos seriam questionados na sabatina. Já naquela ocasião, o representante da coligação de Denarium informou que ele não compareceria ao evento devido a uma questão de agenda.


“Nosso formato não é de de debate. É de sabatina em que cada candidato é questionado individualmente. E as regras ficaram definidas, junto com os representantes das coligações, na reunião realizada no dia 11 de setembro. Não houve convite em cima da hora”, reforçou Rodrigues.


As perguntas às quais foram submetidos os candidatos foram selecionadas mediante uma enquete eletrônica disponibilizada nos site das instituições organizadoras. Ao subir ao palco, os candidatos responderam a perguntas sobre os temas saúde, educação, segurança pública, desenvolvimento regional e gestão pública.


Na manhã desta terça-feira, Antônio Denarium foi entrevistado no programa Direto ao Ponto, da Rádio Tropical FM, quando respondeu a perguntas feitas pela produção e pelos ouvintes. Confira a íntegra da entrevista abaixo:


42 visualizações0 comentário
bottom of page