top of page
  • Foto do escritorBryan Chrystian

ELEIÇÕES 2018 - Ciro Gomes, vilão ou sincero demais?

Atualizado: 13 de dez. de 2018

Ciro Gomes é um candidato afiado, e em muitas vezes bastante sincero,e possui fama de esquentadinho, isso ninguém pode negar. Na astrologia os nativos do signo de sagitário são conhecidos por muitas das vezes serem extremamente sinceros, não possuírem um “filtro” na hora de falar e acabam soltando e falando sempre o que vem à mente. Ciro Gomes não é do signo de sagitário mas definitivamente é tão sincero e língua solta quanto um.


Em 2002, começou a ter chances eleitorais, mas despencou nas pesquisas após uma série de erros primários. Naquele ano, foi chamado de “destemperado” por um ouvinte durante um programa de rádio e reagiu comprovando a crítica chamando o ouvinte de “burro” e “petista furibundo”. Ainda no mesmo ano, Ciro havia dito a seguinte frase “A minha companheira tem um dos papéis mais importantes, que é dormir comigo. Dormir comigo é um papel fundamental”, afirmou. Ciro afirma que foi uma grande brincadeira e que a afirmação foi retirada de contexto, e confirma que já se desculpou.


Uma outra vez em um jantar recheado de possíveis apoiadores, em Brasília, Ciro foi alertado para que “segurasse” a língua. No mesmo dia do dito puxão de orelha, ele havia se irritado em um congresso de prefeitos em Belo Horizonte. Ameaçou se retirar do palco e acabou sendo vaiado pela plateia.


Caso queira ler mais algumas frases polêmicas de Ciro, confira em uma reportagem especial do Estadão uma lista das falas de Ciro, juntamente com um dossiê do que é verdade e o que foi inventado e acabou sendo desmentido, clicando aqui

Abaixo segue um momento durante a campanha em que a alegria e descontração de Ciro fica visível a todos



Quando confirmou sua nova candidatura ao Planalto, em Brasília, Ciro reconheceu que comete erros e falou que nunca teve a pretensão de ser um anjo. "Não sou superior nem imune nem vacinado a erros. Tenho trabalhado praticamente dez horas por dia e a minha ferramenta de trabalho é a palavra. Evidentemente que posso errar aqui e ali, porque nunca tive a pretensão de ser um anjo", disse.


E ao meu ver está corretíssimo, primeiro que somos humanos, e errar é inevitável , e segundo que não podemos nunca e em nenhuma hipótese tratar políticos como figuras angelicais, perfeitas e que não cometem erros aqui ou ali, o que devemos fazer é tratar essas figuras pelo que são, possíveis futuros trabalhadores do eleitor, que vão estar a serviço do trabalhador, a serviço para trazer o melhor para todos os votantes, devemos sempre lembrar e considerar o que cada candidato possui de bagagem/histórico, de conhecimento sobre economia, saúde, segurança e todos os demais afins importantes para o bem da população.


Entro aqui em um terreno delicado pois há um outro certo candidato eleito presidente que disse aos quatro ventos enormes baboseiras, possui um histórico duvidável, e suas falas são bem mais polêmicas do que as de Ciro.


Mas a diferença entre o candidato a presidência eleito pelo povo e Ciro é claramente gritante e exorbitante, enquanto Ciro, que é extremamente qualificado, possui um livro publicado sobre economia e possui excelentes formações e conhecimento no que diz respeito à vida política, o então futuro eleito presidente é um paraquedista que possui uma carreira falha no serviço militar e não devemos leva-lo a sério pelo simples fato do mesmo não ter comparecido a incontáveis debates na televisão. Dois pesos e duas medidas.


Ninguém pode negar que Ciro possui um excelente histórico, e não quero aqui passar pano para o mesmo, ou coisa do tipo. Desejo sim falar que, ele apesar dos erros, ao meu ver, foi um candidato excepcional, e que se tivesse ganho as eleições não haveria tanta histeria coletiva como houve ao fim das eleições de 2018


As pessoas na maioria das vezes, esquecem que é melhor ouvir a verdade mesmo que seja dolorosa ou que soe de forma que pareça ignorância, era o que eu tinha pra mim toda vez que alguém comentava “não voto nele pois ele parece ser/soa muito grosso”. Creio que deva ser esse o motivo de ter simpatizado com Ciro, alguém extremamente qualificado, que perde o controle facilmente e deixa o calor do momento tomar conta de si e da própria língua, que já é afiada.


Dito ser de centro, não tenho dúvidas de que, Ciro Gomes iria ajudar de verdade o país, e poderia ter sido a opção mais sensata para o contexto atual, mas fica aquela antiga frase, cada povo, possui o governante que merece.

52 visualizações0 comentário
bottom of page