top of page
  • Foto do escritorBryan Chrystian

TELMÁRIO 14: Candidato propõe medidas de proteção à mulher

Atualizado: 11 de dez. de 2018

Por Ana Lucia Montel, Fabrício Araújo, Rafaela André e Sandeivyde Alves


Foto: Redes Sociais.

O plano de governo do candidato Telmário Mota, afirma ser necessária a reconstrução de Roraima nas esferas política, econômica e social. Para alcançar a novidade, busca desenvolver o território e gerar sustentabilidade por meio de uma gestão inédita em solo roraimense. Em sua maioria, as propostas tratam a sociedade de forma geral, mas foi possível Identificar duas medidas que beneficiam as mulheres, sendo estas: Saúde com humanização e bem-estar e a redução das desigualdades.


De acordo com o estudo “mulheres brasileiras e gênero nos espaços público e privado”, realizado pela Fundação Perseu Abramo em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC), em 2010, 1 em cada 4 mulheres no Brasil sofre algum tipo de violência durante o parto, seja obstétrica, negligência, verbal, moral, entre outros. No atendimento hospitalar humanizado, a visão da paciente é considerada e há melhoria na experiência, o que beneficia todas as partes envolvidas no processo. Humanizar é essencial na garantia do direito de gestantes, principalmente diante da crise imigratória venezuelana.


De acordo com dados da Maternidade Nossa Senhora de Nazareth, localizada em boa vista, o número de partos de mães venezuelanas foi de 571, apenas no primeiro semestre de 2018. A tendência é que o quantitativo aumente ao longo do tempo, já que a Venezuela não pode ofertar condições as parturientes. Enquanto isso, o sistema de saúde está sobrecarregado, não possui efetivo suficiente capaz de suprir a demanda provinda da imigração.


Sem uma ação direta no sistema hospitalar, é impossível traçar metas.


Telmário abrange em um dos seus 14 compromissos que pretende firmar parcerias com os municípios, e assim definir o tamanho ideal das unidades hospitalares e a escala dos serviços oferecidos, com o propósito de equilibrar a demanda existente em cada região.


Foto: Redes Sociais.

Sobre as desigualdades


O atlas da violência 2018, aponta que em nível nacional, Roraima possui a maior taxa de homicídios de mulheres. Baseado no estudo, isto representa o acúmulo da opressão vivenciada. No tópico segurança pública eficaz, integrada e com inteligência, o candidato é enfático ao afirmar que ira ampliar e modernizar a rede de proteção a mulher violentada, ao implantar a Patrulha Maria da Penha, associada a políticas de acolhimento e assistência as vulneráveis.


A medida será exercida por meio da integração da polícia, serviço social, psicologia e a justiça. Da mesma forma, visa elaborar o “programa roraimense de educação e responsabilização de homens agressores”.


16 visualizações0 comentário
bottom of page