• Rede Amazoom

Sabedorias Indígenas em Ação: projeto promove diálogo entre indígenas de seis etnias distintas

Atualizado: Jun 16

Por: Thydewa

Os “Encontros Digitais de Diálogo com os Indígenas” fazem parte do projeto “Sabedorias Indígenas em Ação”, iniciativa que visa contribuir com a salvaguarda dos patrimônios culturais imateriais indígenas e promover a difusão dos mesmos como forma de valorizar a diversidade em diálogo como caminho para coesão social e a paz.


Durante os Encontros Digitais vários dos indígenas envolvidos no projeto audiovisual que registrou 20 documentários de curta duração com as etnias Tupinambá, Pataxó, Pataxó Hãhãhãe, Ymboré, Pankararu e Kariri Xocó se dispõem a dialogar com o público, contando com uma facilitação pedagógica desenhada especialmente para a iniciativa.


Os encontros serão realizados na plataforma Zoom de 1° a 10 de abril. Serão 10 encontros, cada um terá entre 40 e 90 minutos, contando com a participação de indígenas convidados e alguns vídeos produzidos em 2021 de acordo com o tema que será abordado em cada encontro.


O público alvo são grupos de interessados no tema das sabedorias indígenas, sejam alunos de uma escola, universidade ou curso, amigos ou frequentadores de um cineclube, ponto de cultura, centro ou associação.



A iniciativa surge de uma parceria entre a Organização da Sociedade Civil (OSC) Thydêwá que foi contemplada pelo edital de Chamamento Público “Preservação das Matrizes Identitárias Jaime Sodré 2020” e o diretor de cinema Sebastián Gerlic, contemplado pelo Prêmio de Preservação dos Bens Culturais Populares e Identitários da Bahia Emília Biancardi 2020, ambos os chamamentos são do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI).


O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e do CCPI (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.


Serviço: Encontros Digitais de Diálogo com os Indígenas

Data: 1° a 10 de abril de 2021.

Local: Plataforma Zoom

Fotos: https://drive.google.com/drive/folders/1JZeXV66aH9pf6hAjce8xf_pjoXzj_eTk

Certificação: o Rede Amazoom fornecerá certificação para os participantes (Horas complementares). Basta enviar solicitação (pós-encontros), via e-mail, para: redeamazoom@gmail.com


Novidades em:

Facebook https://www.facebook.com/thydewa

Instagram https://www.instagram.com/ong_thydewa/

YouTube www.youtube.com/mensagensdaterra



16 visualizações0 comentário