top of page
  • Foto do escritorBryan Chrystian

ELEIÇÕES 2018 - Roraima no Senado Federal

Atualizado: 8 de abr. de 2019

Por Bennison Santana


Novos representantes do Estado, Chico Rodrigues e Messias de Jesus desbancaram Romero Jucá, atual senador com quase 24 anos no cargo.


Foto: Reprodução/TSE - Chico e Messias iniciam em fevereiro de 2019 o mandato para os próximos oitos anos.

No dia 7 de outubro deste ano os brasileiros foram as urnas para escolher seus representantes na esfera Estadual e Federal. Em 2019 o pleito foi feito para escolha dos Deputados Estaduais e Federais, Governadores e inclusive Senadores, um dos principais cargos políticos no cenário atual. Mas e o Estado como é que ficou?


Roraima elegeu Antonio Denarium (PSL) como seu governador pelos próximos quatro anos com 53,34% dos votos (136.612), 24 deputados estaduais para casa legislativa e oito deputados federais que atuarão diretamente em Brasília-DF.


No que diz respeito à Senado Federal, o Estado teve uma "renovação". Tudo porque os dois senadores que representarão Roraima nos próximos oitos anos, Chico Rodrigues (DEM) e Messias de Jesus (PRB) foram eleitos e estrearão em Brasília-DF como novos senadores, literalmente.


Ambos desbancaram na corrida eleitoral dois senadores que estão na ativa até fevereiro de 2019. Ninguém mais que Ângela Portela (PDT) com quase oito anos no Senado e Romero Jucá (MDB) em seu terceiro mandato e quase 24 anos no cargo.


Com folga quem foi eleito com a maioria dos votos foi Chico Rodrigues (DEM) com 22,49% dos votos (111.466). A briga pela segunda vaga ficou entre Messias de Jesus (PRB) e Romero Jucá (MDB). Quem levou a melhor foi Messias que venceu a corrida eleitoral com 17,23% dos votos (85.366) a 17,14% (85.940) de Jucá.


Uma coisa em comum entre os dois futuros representantes de Roraima no Senado, é que tanto o Chico quanto Messias apoiaram a candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) eleito o novo presidente da República com 55,3% dos votos (57.797.847).


Isso muda muita coisa? Não sabemos. Até porque os mandatos de ambos ainda se quer iniciou, mas teoricamente facilitaria o caminho em diversos projetos de ambos. O que se sabe mesmo é que os dois senadores desbancaram Jucá, presidente do MDB e um dos políticos mais influentes do Brasil. Se o Estado sai perdendo? Não sabemos. Para muitos Jucá era "O cara", para outros o "Câncer" de Roraima. Só futuro nos dará a resposta.


Vale lembrar que Romero Jucá é investigado pela Operação Lava Jato, e sem mandato perderá o foro privilegiado. As consequências disso tudo saberemos no decorrer dos anos a começar por 2019.

19 visualizações0 comentário
bottom of page