top of page
  • Foto do escritorBryan Chrystian

ELEIÇÕES 2018 - Polêmicas de campanha e suas influências nos resultados eleitorais

Atualizado: 12 de dez. de 2018


Por Roger Miller

Foto: Istoé

Ocorreu nos dias 07 e 28 de outubro o 1º e 2º turno respectivamente das Eleições Gerais em todo o Brasil. Além do Presidente da República, foram eleitos 54 Senadores, 27 Governadores entre novatos e reeleitos, 513 Deputados Federais e centenas de Deputados Estaduais distribuídos nos 26 estados e no Distrito Federal.


As eleições de 2018 sem dúvida alguma foram marcadas por grandes acontecimentos, alguns verdadeiros, outros parcialmente verdadeiros e outros totalmente falsos, as denominadas fake News, que movimentaram as redes sociais e, embalaram muitas discussões em conversas sobre políticas.


Muito embora as Fake News tenham tomado de conta das últimas eleições e parte delas tenham sido espalhadas diariamente, muitos fatos realmente aconteceram e boa parte deles com uma dose significativa de polêmica. Fatos estes que chamaram atenção pela sua gravidades, outros pela anormalidade e alguns deles simplesmente por serem inusitados.


Além dos fatos polêmicos que marcaram as Eleições de 2018, houve diversas declarações de campanhas de candidatos principalmente à Presidência que ganharam um tom polêmico.


Muito consideraram a própria Campanha presidencial uma grande polêmica, uma vez que de um lado estava o candidato Jair Bolsonaro (PSL) que dispensa apresentações quando se trata de polêmicas, e de outro o candidato Fernando Haddad (PT), que assumiu a campanha no lugar do Ex-presidente Lula (PT) preso pela lava jato no dia 06 de abril, do qual recebia orientações políticas em suas constantes visitas ao Ex-presidente, na sede da Polícia Federal em Curitiba.


Mas sem dúvida nenhuma o fato mais polêmico da Campanha de 2018 foi o atentado que sofreu o candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL) no dia 06 de setembro quando levou uma facada no abdômen enquanto participava de um ato de campanha em Juiz de Fora (MG).


O acontecimento imediatamente tomou de conta dos principais veículos de comunicação. O assunto virou pauta por praticamente todo o mês de setembro em diversos programas de rádios, telejornais, jornais impressos e de centenas de portais de notícia na internet e também nas redes sociais. O assunto também ganhou destaque internacional sendo repercutido nos principais veículos de comunicação do mundo.


Enquanto a Polícia Federal investigava o ocorrido para chegar a um possível mandante do crime, o eleitorado brasileiro tratava de fazer seu próprio julgamento.


Muitos classificaram o episódio com um atentado à democracia, outros como desespero político, outros como punição por suas declarações polêmicas, mas o fato é que o crime praticado contra o então candidato Jair Bolsonaro teve grande influência no resultado das eleições para presidente, bem como qualquer outro fato polêmico que envolva a integridade física pode influenciar negativamente nos resultados de eleições ou em qualquer aspecto da sociedade.


Regionalizando o tema “Polêmicas de Campanhas” é possível identificar e relembrar recentes fatos polêmicos que marcaram as Eleições 2018 em Roraima. Em todo o período de campanha que foi de 16 de agosto a 27 de outubro, ocorreram diversas situações polêmicas envolvendo candidatos a diversos cargos. Foram declarações, ausências em debates, ausências em sabatinas, e fake News.


Mas nenhum fato ganhou tanta repercussão e gerou tanta polêmica quanto a agressão física feita à Prefeita de Boa Vista Teresa Surita (MDB) pelo Deputado Estadual Jalser Renier (SD), dias antes da realização do 2º turno.


Na ocasião, Jalser Renier invadiu o estúdio de uma rádio local onde a Prefeita Teresa Surita dava entrevista em um programa ao vivo, para tomar satisfação sobre um suposto racha político envolvendo o grupo da Prefeita e do Deputado agressor. Durante a discussão, Jalser proferiu palavras de baixo calão e chegou a agredir fisicamente a Prefeita e seus assessores que participavam da entrevista.


Bem como no episódio da facada de Bolsonaro, a agressão física sofrida pela prefeita de Boa Vista instantaneamente virou o principal assunto das redes sociais, das rodas de conversas, e dos principais veículos de comunicação da Capital de Roraima.


Afinal, a polêmica influencia ou não nos resultados das eleições?


Com toda certeza os fatos polêmicos ocorrido durante uma campanha influenciam nos resultado das eleições, dependendo da intensidade do fato e de sua repercussão, influencia negativamente ou positivamente para um dos lados ou para determinado candidato.


Em ambos os casos, tanto de Bolsonaro, quanto da Prefeita Teresa Surita, as pessoas foram tomadas pelo sentimento de empatia, uma vez que nos dois casos houve agressão física, em um dos casos a tentava clara de homicídio e no outro a agressão a uma mulher.


Nestes casos, até o mais fanático dos eleitores se questiona onde vai a luta pelo poder, o eleitor indeciso toma sua decisão favorável ao candidato lesado ou contra o grupo político do agressor, e até mesmo o eleitor com voto decidido questiona a capacidade política do seu candidato.


Fatos polêmicos durante campanhas eleitorais servem como ponto de reflexão e em muitos casos, o fator determinante para decisão de votos.

13 visualizações0 comentário
bottom of page