top of page
  • Foto do escritorBryan Chrystian

ELEIÇÕES 2018 - O descontrole do passinho do 11!

Atualizado: 13 de dez. de 2018

Por Sol Moraes


Durante 2018 ocorreu vários fatos no meio político que me intriga, desde a fama de Jair Bolsonaro (PSL), que literalmente saiu do nada e se tornou o novo presidente da república, até a queda do Senador de Roraima, Romero Jucá (MDB), que estava no poder por mais de 20 anos. Isso tudo, mostra o quanto as reviravoltas políticas permitem que a gente, cidadãos, possam investir em um novo futuro, mas quando a gente pensa que o barco não vai mais afundar, acabamos percebendo que o desfecho da história apenas começou.


Roraima vive uma das suas piores crises de mal gestão, servidores de todas as áreas estão com os seus salários atrasados, os sistemas não atendem de acordo com as necessidades da sociedade, por falta de material e assim vai. E como a vida é uma via de mão dupla, e quando achamos que não pode piorar, somos surpreendidos com algo totalmente pior, no último dia 29, foi deflagrado a operação escuridão. O nome dado à operação faz referência à segunda praga que atingiu o Egito, logo depois dos Gafanhotos, como também ficou conhecido o maior escândalo de corrupção em Roraima chefiado pelo ex-governador Neudo Campos, marido da governadora do estado.


A operação cumpriu 11 mandados de prisão preventiva e 20 de busca e apreensão, onde foi preso Guilherme Campos, que por coincidência do destino, é filho da atual governadora do estado, a Suely Campos (PP). Ele é suspeito de ser responsável por um desvio milionário dos cofres públicos, a Polícia Federal estipula que seja cerca de R$70.000,00 milhões de reais. O esquema era feito por meio de superfaturamento de serviços prestados pela empresa Qualigourmet Serviços de Alimentação Ltda, a mesma, foi criada oito dias antes de assinar o contrato para fornecer alimentação para o sistema penitenciário.


Olha só como tudo foi bem pensado, Suely declara estado de emergência no sistema prisional, o filho, Guilherme junto a outras pessoas que faziam parte do esquema, como é o caso do deputado estadual eleito esse ano, Renan Filho (PRB), usam um nome laranja, pessoa avulsa, criam a empresa e automaticamente após pouco mais de uma semana, a mesma assina o contrato para fornecer a alimentação aos presos do estado.


Mas vale lembrar, que recentemente esse mesmo sistema presidiário estava sem receber alimentação, a família denunciou e passou a levar comida pronta ou suplementos para os mesmos cozinharem dentro da penitenciária, porém depois de alguns dias, muitos familiares de detentos não conseguiam mais fazer a entrega do ‘sacolão’, com mantimentos básicos para os detentos, pois a SEJUC (Secretaria de Justiça e Cidadania) começou a proibir a entrada dos mesmo, afinal não era só comida que estava entrando.

Outro fantasma que afronta a atual gestão do estado é o atraso do pagamento dos funcionários públicos de todos os setores, é tanto que recentemente os agentes penitenciários acabaram paralisando as atividades para tentar ter respostas de algo. Enquanto a polícia está na rua sem receber, seus familiares buscam seus direitos por meio de manifestações diárias, e é em uma dessas manifestações, em frente Comando de Policiamento da Capital (CPC) que por acaso há nove presos da operação escuridão detidos enquanto segue as investigações, familiares dos servidores que lutam pelo seus direitos relatam que esses presos vivem recebendo imunidade, até pizza é entregue a eles.


É impressionante como o governo Suely Campos afundou ainda mais o estado, mas acho que deve ta se perguntando por que esse ainda mais? Não podemos esquecer como o ex Governador José de Anchieta (PSDB) deixou o estado totalmente a mercê da sorte, não muito diferente do que Suely tem feito com o que sobrou de Roraima.


Mas o que esperar de alguém que é esposa de um político, Neudo Campos, que se meteu em um dos maiores escândalos de lavagem de dinheiro do País? Infelizmente falta de aviso não foi, o mais engraçado dessa história é como o globo girou, a peça teatral é a mesma, o que mudou foi os personagens, não pera, os personagens continuam sendo os mesmos, porque após 15 anos a família Campos atinge Roraima com mais uma praga, seguimos então até o início de Janeiro de 2019 no passinho do 11.



46 visualizações0 comentário
bottom of page