top of page
  • Foto do escritorBryan Chrystian

ELEIÇÕES 2018 - Mentes brilhantes ou herança dos pais?

Atualizado: 12 de dez. de 2018

Por Jhenni Costa

foto montagem: arquivo pessoal

Em meio ao caos que Roraima se encontra, mais uma bomba explode, a qual ninguém mais esperava. Nesta última quinta-feira (29) de outubro foi preso o empresário Guilherme Campos, filho da governadora Suely Campos, acusado de desviar aproximadamente 70 milhões de recursos públicos em contratos fraudulentos entre 2015 e 2018.


Mentor de um roubo milionário, o acusado não estava sozinho no crime. Foram presos também os ex-secretários de Justiça e Cidadania Josué Filho e Ronan Marinho, o deputado estadual eleito Renan Filho e mais sete pessoas envolvidas, todos descobertos através da operação Escuridão pela PF-polícia federal.


O nome da operação se refere à nona praga bíblica do Egito, que veio após a dos Gafanhotos, na qual o povo foi colocado sob trevas em razão das ações do Faraó.


Mas o que esperar da família Campos, envolvidos em vários escândalos em rede nacional? Aqui vale o velho ditado que diz “Tal pai tal filho”, pois é curioso notar que esse proverbio remete exatamente à transgressão desmantelada, na qual o empresário Guilherme Campos tem o mesmo perfil que seus pais, que também acusados de desvio de verba pública.


O patriarca Neudo Campos, ex-governador de RR, pai de Guilherme, como líder do esquema teve como aliados parlamentares e servidores públicos, para que a fraude não fosse descoberta Neudo Campos começou a incluir nomes de funcionários fantasmas nas folhas de pagamento de órgãos do estado, eram feitas procurações para a realização do saque, os fantasmas ficaram conhecidos como “gafanhotos” em alusão à deterioração da folha de pagamento de Roraima. Foi condenado pela Justiça Federal por envolvimento no esquema de desvio de verbas, a pena foi estipulada em 10 anos e 8 meses de reclusão.


A matriarca Suely Campos, mãe do criminoso, também é acusada por desvio de 20 milhões da Secretária de Justiça e Cidadania-SEJUC, de acordo com o relatório da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito). Fora outros escândalos aqui não citados.


O que esperar então dessa família e de seus mais chegados? ou até mesmo do próprio filho. Desde cedo aprendendo como se deve fazer no mundo da politica, montagem de quadrilha, aliados em lavagem de dinheiro, uma verdadeira escola para Guilherme Campos aprender, e os docentes são os próprios pais.





19 visualizações0 comentário
bottom of page