• Carlos Barroco

ANCHIETA 45 - Entre vaias e aplausos candidato diz a que veio


Foto: site da UFRR

Durante a Sabatina entre os candidatos ao cargo de Governador do Estado de Roraima que foi realizada segunda-feira (01) no Centro Amazônico de Fronteira da Universidade Federal de Roraima (CAF/UFRR) o candidato José de Anchieta Jr apresentou algumas de suas propostas enquanto respondia à perguntas relacionadas à saúde, educação, gestão pública desenvolvimento regional e segurança.


Anchieta foi o terceiro e último candidato a ser sabatinado na noite, uma vez que os candidatos Suely e Antônio Denarium não compareceram ao evento, e em meio a protestos e incentivos vindo da plateia o candidato se mostrou firme e preparado para responder os questionamentos que lhe foram feitos.


Saúde


Sempre citando os sucessos de sua antiga gestão o candidato a governador do estado criticou a postura do atual governo, principalmente no que se referia na ampliação do HGR e no número de leitos.


Sobre a questão da falta de medicamentos de forma sazonal no estado o candidato disse que deve haver um acordo com os órgãos de controle para que seja feito um planejamento emergencial para a falta de medicamentos.


Educação


Quando questionado sobre a estrutura física das escolas e das limitações fiscais do governo e da união. Anchieta novamente iniciou sua fala elogiando e apontando os feitos de sua antiga gestão ao falar que naquela época cerca de 200 escolas foram recuperadas pelo governo do estado além de 11 escolas indígenas que foram inauguradas e culpou a falta de repasse do Governo Federal de uma ordem de 80 milhões que seria destinado para a recuperação de escolas.


Sobre o sancionamento da lei N°940 durante seu governo no ano de 2013, que criava um programa estadual de atendimento psicossocial nas escolas e que não foi implantado o candidato afirmou de devem ser feitos concursos públicos para que esses cargos sejam devidamente ocupados e concordou que é necessário esse cuidado nas escolas roraimenses.


O candidato disse ainda que sua meta será a criação de mais concursos públicos pois segundo ele essa é a verdadeira forma de criar o vínculo do professor com o estado.


Gestão Pública


Sobre o descuido do governo com prédios públicos, bem como a prática de alocar a sede de secretarias em propriedades privadas o candidato afirmou que não há nenhum órgão público declarado pelo governo federal como patrimônio histórico, existem algumas unidades que devem ser mantidas mas em meio a tantos prédios defasados o ideal seria a construção de um grande centro administrativo que comporte todas as secretarias e o estado se desfazer de todos os prédios “velhos” por meio de leilões.


Ao mencionar tal centro administrativo o candidato foi questionado com que financiamento ele seria construído, uma vez que a emenda constitucional 95 congela gastos por 20 anos. Anchieta disse duvidar que a emenda de fato dure 20 anos e que a sua proposta surgirá de uma parceria público-privada.


Desenvolvimento Regional


Em relação ao investimento em infraestrutura e o fomento para pequenos e grandes empreendedores Anchieta afirmou que a vocação do estado é o setor produtivo e que o setor primário deve ser o foco. O setor produtivo deve receber incentivo, segundo o candidato, e receber total assistência.


Segurança


Sobre a integralização da policia militar e civil como forma de combate a criminalidade e a sua aplicação no estado de Roraima Anchieta afirmou que concorda e disse que o aumento da violência se deve muito a crise econômica pela qual o estado vem passando e as entradas das facções criminosas no presidio roraimense.


Anchieta disse que é necessária a construção de um novo presídio com urgência que possa garantir melhores condições em comparação ao atual presídio. Segundo o candidato também é de urgência o aparelhamento da polícia civil e militar, e novamente usou sua antiga gestão como bom exemplo ao afirmar que havia feito concursos voltados para esse setor.


Em suas considerações finais o candidato José de Anchieta Jr agradeceu o reitor da universidade e a reitora do instituto federal, lamentou a ausência de dois candidatos no evento de forma um tanto quanto provocativa e pediu a compreensão e responsabilidade dos eleitores na hora do voto.



17 visualizações
AMAZOOM
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon

O Amazoom é uma rede de comunicação, pesquisa e promoção da cultura localizado no estado de Roraima

www.redeamazoom.org orgulhosamente criado por Bryan Chrsytian Araújo. 2017