Por Ana Carolini Gama, Phueblo Caliri, Jhenni Costa, Roger Miller, Johnny da Conceição, Carlos Barroco e Rodrigo Litaiff
O Candidato do PSDB, José de Anchieta, obteve o segundo lugar nas eleições para o governo de Roraima. Anchieta conquistou 46,66% dos votos, já o candidato eleito do PSL, Antonio Denarium, ganhou as eleições com 53,34% dos votos válidos.
A corrida para conquistar a maior cadeira do executivo roraimense em 2018, foi repleta de episódios dignos de novelas mexicanas. Um enredo com bandidos e mocinhos que de tão engajados, não saberíamos afirmar quem era quem.
Todos os dias os celulares e outros meios de comunicação dos roraimenses eram tomados por inúmeras notícias e propagandas. Eram através destes aparelhos que o termo mais utilizado durante a campanha ganhava força: as 'Fake News'.
O segundo turno, como não poderia ser diferente, foi envolto de muita gritaria de todos os lados. Defesa de lá, defesa de cá, todos os dias alguém levantava a bandeira do santo candidato que defendia. Textões nas redes sociais e “ao vivo” com muitos ataques revestidos de direito de resposta. Pouco plano de governo e muito plano de ação.
Anchieta, aos olhos do povo, se perdeu durante o caminho. E pelo visto não fora só ele, uma vez que o menino de ouro da campanha protagonizou uma das cenas mais emblemáticas das eleições: agressão à prefeita da capital. Agrediu, ofendeu e afirmou “estava defendendo meu grupo”. Tanto defendeu que se esqueceu de fazer política e não levou a cadeira.
Sem dúvidas, esta campanha ficará na história daqueles milhares de eleitores que lotaram a praça do Centro Cívico entoando o grito “fora Anchieta”. E que venha o novo, mesmo que a grande maioria ali não saiba sequer quem é esse novo. Mas é democracia né? Agora é respeitar e confiar. Em Roraima? Será que a novela acabou?
Na redes sociais, Anchieta agradeceu aos mais de 100 mil votos que recebeu. "Agradeço aos mais de 100 mil votos de confiança, os milhares de abraços e sorrisos. Obrigado pelo carinho e apoio ao longo dessa caminhada, na capital e em cada município do nosso estado. Contem sempre comigo!"
Comments