• Rede Amazoom

Agência Fiquem Sabendo lança portal para facilitar acesso da população a dados públicos

Plataforma WikiLAI será lançada no dia 18, às 10h, em live com especialistas pelo Zoom

Fonte; Divulgação/Fiquem Sabendo

Nos 10 anos da publicação da Lei de Acesso à Informação (LAI), a Fiquem Sabendo (FS), agência especializada no acesso a dados públicos, lança a WikiLAI, um portal único com tutoriais e explicações para acessar informações públicas no Brasil.


O projeto conta com financiamento da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil e será apresentado ao público em live com especialistas brasileiros e americanos no dia 18, quinta-feira, às 10h, pelo Zoom (com tradução simultânea) e pelo YouTube da FS (com áudio original).


Para acompanhar o evento pelo Zoom é necessário se inscrever gratuitamente no link.


O painel “Lançamento WikiLAI: 10 anos da Lei de Acesso à Informação” contará com a participação de Fernando Rodrigues, fundador e diretor do jornal digital Poder360, Samira Bueno, diretora do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, e um convidado americano a ser confirmado.


A mediação será feita pela cofundadora e diretora da Fiquem Sabendo, Maria Vitória Ramos.


“A FS tem como missão democratizar o acesso à informação no Brasil e o lançamento da WikiLAI é um grande passo nessa direção. Com linguagem simples, direta e modelos práticos, a plataforma será a porta de entrada para quem deseja acessar informações públicas”, destaca a diretora da FS.

A organização do evento conta com apoio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, que financia a WikiLAI por meio do edital anual da Seção Imprensa, Educação e Cultura do Consulado-Geral dos EUA em São Paulo. “Temos muito orgulho de apoiar esse projeto, pois acreditamos que leis de acesso à informação são uma ferramenta importante para aumentar a transparência de governos, promover uma cidadania ativa e fortalecer a democracia”, diz David Hodge, cônsul-geral dos EUA em São Paulo.


Para reforçar o intercâmbio cultural entre Brasil e Estados Unidos, a WikiLAI terá uma seção especial sobre a Freedom of Information Act, a FOIA, que é a lei de acesso americana. A seção irá contar a história da FOIA, apresentar os procedimentos de acesso, exemplos concretos e outras curiosidades sobre a legislação americana criada em 1966.


Sobre a WikiLAI


WikiLAI é um projeto desenvolvido pela Fiquem Sabendo, agência de dados independente e especializada na Lei de Acesso à Informação (LAI), com financiamento da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil.


Lançada em 18 de novembro de 2021, quando a publicação da Lei 12.527/2011 completa 10 anos, a WikiLAI tem como propósito simplificar termos técnicos e jurídicos, para que a LAI possa ser conhecida e utilizada por mais cidadãos brasileiros. A inspiração do projeto é a FOIA.Wiki, desenvolvida pelo Reporters Committee for Freedom of the Press com conteúdos sobre a Freedom of Information Act (FOIA), a lei de acesso à informação dos Estados Unidos.


Com o formato Wiki, o novo guia de acesso à informação da FS torna mais fácil a cidadãos, jornalistas, pesquisadores e demais interessados encontrar respostas para dúvidas sobre LAI de um jeito simples e rápido na internet.


Os verbetes trazem casos concretos, dicas e templates de pedidos e recursos produzidos com base na experiência da Fiquem Sabendo com a LAI e passarão por atualização constante para adaptar os conteúdos a mudanças em processos e ferramentas de transparência, contando também com a colaboração de usuários. A organização e edição dos conteúdos é da gerente de projeto da FS, Taís Seibt, com apoio da equipe da agência.

O projeto prevê ainda a realização de workshops e palestras com a equipe da Fiquem Sabendo e especialistas convidados ao longo do ano de 2022. Organizações e universidades interessadas no treinamento podem entrar em contato pelo e-mail wikilai@fiquemsabendo.com.br.


Serviço


O que: Debate onlineLançamento WikiLAI: 10 anos da Lei de Acesso à Informação”, com Fernando Rodrigues (Poder360), Samira Bueno (Fórum Brasileiro de Segurança Pública) e um convidado americano. Mediação de Maria Vitória Ramos (Fiquem Sabendo).


Quando: 18/11, quinta-feira, às 10h


Onde: pela plataforma Zoom (com tradução simultânea), inscrições gratuitas no link, ou pelo YouTube da Fiquem Sabendo (com áudio original). Pelo Sympla, há certificado de participação.


Fonte: Agência Fiquem Sabendo