• suyannesa20

A importância do Instagram para o empreendedorismo em Roraima

Atualizado: Out 20

Escrito por: Ágata Macedo, Álvaro Sales, Rikaelly Nascimento e Suyanne Sá



Empreendedorismo na pandemia (Arquivo pessoal)



O empreendedorismo no Brasil está se adaptando a todo momento, assim como ocorreu durante a pandemia do Covid-19 quando cada empresário precisou inovar no seu respectivo setor. Empreendedores buscaram meios para se fortalecer optando por divulgações e vendas em plataformas online, num momento em que as redes sociais se tornaram uma nova ferramenta de trabalho, principalmente o Instagram.


De acordo com a consultora empresarial americana, McKinsey, cerca de 53% das empresas do mundo perceberam o aumento de consumidores em produtos vendidos de forma online durante o período da pandemia. Abrindo os olhos para uma nova área de investimento, o marketing digital.

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), no ano de 2020, “estima-se que a crise sem precedentes, causada pelo avanço da pandemia do novo corona vírus, deve impulsionar o número de pessoas que vão buscar o empreendedorismo como uma alternativa de renda. Em 2019, a Global Entrepreneurship Monitor (GEM) apontou que o país atingiu 23,3% de taxa de empreendedorismo inicial”.


Boa Vista não é diferente, o mercado digital cresce cada vez mais, a prova disso é o número de empresas presentes nas redes sociais e também das agências de marketing gradualmente requisitadas. O digital se torna uma grande opção em meio a pandemia e diversos empresários optam por investir nesta área que traz rendimentos através do engajamento.



As agências de marketing são cada vez mais requisitadas. (Arquivo pessoal)



Claudyanne Minotto é empresária na área de publicidade e dona de uma agência de marketing digital onde trabalha em vários setores como produções de fotografias, gerenciamento de redes sociais e atendimento. “A Insight é uma agência especializada em marketing digital e atualizações em redes sociais, trabalhando também na parte de assessoria para empresas, melhorando a sua imagem dentro das plataformas digitais, principalmente no Instagram” explicou.


"O marketing digital está crescendo cada vez mais". (Arquivo pessoal)


Provando que as estratégias de marketing realmente funcionam, a publicitária dá o exemplo da empresa Live Occhiali, que conseguiu crescer através das campanhas publicitárias e planejamento das suas redes.


Através do marketing, fez com que a empresa crescesse (Arquivo pessoal)




Empreendedores roraimenses no mercado digital


Luiz Firmiano começou a empreender com a loja LM Sports durante a pandemia. Pelo Instagram, encontrou uma forma de estar presente no dia-a-dia de seus clientes através do conteúdo produzido por ele para a plataforma, visto que a pandemia impedia o contato pessoal. De acordo com o empresário, o marketing digital é o pilar de sua empresa, pois o Instagram foi seu principal meio para as vendas.


O Instagram estreitou a relação entre empresa e cliente. (Arquivo pessoal)


Firmiano conta que atualmente trabalha mais com a criação de conteúdo para a internet e a partir do público alcançado através desse método ele não apenas vende seu produto, mas também infoprodutos e aulas sobre o marketing digital.