top of page
  • Foto do escritorBryan Chrystian

DENARIUM 17 - Empresário é eleito governador de Roraima

Atualizado: 11 de dez. de 2018


candidato-antonio-denarium-no-dia-da-votacao-do-segundo-turno
O candidato Antônio Denarium votou em Iracema, demonstrando seu otimismo na vitória que acabou se concretizando

Ao final da apuração no segundo turno da eleição para o Governo de Roraima, o candidato Antônio Denarium (PSL) saiu vitorioso com 136.585 votos válidos (53,36%) contra os 119.399 sufrágios de José de Anchieta (46,64%). Denarium se elegeu com governador com uma diferença de quase 18 mil votos à frente do tucano.


Apesar de ter sido considerada tranquila pela presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima ( TRE-RR), desembargadora Tânia Vasconcelos, esta foi a campanha mais acirrada dos últimos anos no estado. Os dias que antecederam à votação foram marcados por muitas acusações, principalmente pelo fato de o candidato do PSL ter decidido não comparecer aos debates para se preservar dos ataques dos adversários.


A disputa pelo Governo de Roraima ‘pegou fogo’ no segundo turno das eleições e foi temperada pelo elemento novo que foi o ativismo político à direita e à esquerda nas redes sociais. Seguindo a mesma estratégia do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), o então candidato Denarium decidiu usar as redes de relacionamento digitais como sua principal plataforma para se comunicar com os eleitores em detrimento dos veículos da imprensa tradicional.



Uma das plataformas mais usadas pelos candidatos roraimenses, assim como por Jair Bolsonaro, foi o aplicativo WhatsApp para influenciar na opinião do eleitorado. Aqui em Roraima, Denarium automatizou um número de celular rodando o aplicativo pertencente ao Facebook para se comunicar e tirar dúvidas dos eleitores. Do outro lado, simpatizantes de José de Anchieta disparavam memes e acusações contra Denarium, também pelo aplicativo, com todo tipo de denúncia e acusação.


Com foco na Internet, o candidato do PSL e agora governador eleito dispensou convites para participar de entrevistas, sabatinas e debates no rádio e na televisão e preferiu postar vídeos e fazer lives na maior rede social do planeta. Como fizeram outros candidatos ao governo pelo Brasil a fora, o empresário do agronegócio gravou várias mensagens ao lado de Bolsonaro para impulsionar sua candidatura e postou o material no Facebook.


Nas mensagens, o ex-militar, eleito presidente do Brasil, afirmava sempre ter “um carinho especial por Roraima”. Agindo assim, Denarium disparou nas pesquisas de intenção de votos para o governo. A última sondagem do Ibope o colocou com 62% das intenções de voto, contra 38% de José de Anchieta (PSDB). Os números se confirmaram ao abrir das urnas, no segundo turno, configurando numa vitória com larga margem de votos para o empresário do agronegócio.


denarium-conversa-com-blogueiros
Na sexta-feira anterior à votação do segundo turno, o candidato Antônio Denarium reuniu jornalistas e blogueiros para uma entrevista sobre suas propostas e para tirar responder a perguntas dos internautas, via Facebook - Foto:Assessoria/Campanha Denarium

A estratégia foi amplamente criticada por Anchieta, que acusou o adversário de covardia e de não ter propostas para apresentar. Seguidores do candidato tucano também discordaram da estratégia de Denarium. Entre seus simpatizantes e seguidores, no entanto, o apoio foi geral.

A justificativa apresentada pelo candidato do PSL foi a de que seus adversários usaram o primeiro debate realizado com os candidatos ao governo, pela Rede Amazônica (TV Roraima), ainda no primeiro turno, para fazer-lhe ataques pessoais, deixando as propostas de lado.


Na sexta-feira anterior à votação, Denarium (PSL) ainda promoveu uma conversa ao vivo pelo Facebook com blogueiros, jornalistas e influenciadores digitais para falar sobre suas propostas de governo e tirar dúvidas dos internautas e também para tratar sobre as acusações feitas contra ele nas redes sociais, durante a campanha.


De sua parte, José de Anchieta não perdeu nenhuma oportunidade oferecida pelos veículos de comunicação (emissoras de rádio e televisão locais) para participar de entrevistas e debates. Mas também não abriu mão de marcar presença no Facebook, com uma equipe postando diuturnamente vídeos e fotos com o objetivo de ficar mais próximo do eleitorado.




16 visualizações0 comentário
bottom of page