Laura Silvestre

29 de mai de 20232 min

Bruno Franques lança seu livro de estreia “Revoluções Minimalistas” no próximo dia 10 de junho

Vencedor do Concurso da UFRR “Literatura de Circunstâncias”, o livro de estreia de Bruno Franques “Revoluções Minimalistas: Contos reflexivos fantásticos a partir de perspectivas inusitadas” é uma deliciosa sequência de contos nada convencionais. Lançamento ocorre na Livraria Boa Vista do Pátio Roraima Shopping dia 10 de junho, às 19h.

As narrativas se acontecem durante a Pandemia, através de olhares de personagens não humanos que têm muito a nos falar e com certeza nos farão refletir sobre nossas ações no mundo. São leituras leves e bem humoradas, extremamente atuais e necessárias.

Um cachorro libertário que inicia um movimento em plena pandemia; uma mosca de biblioteca que aprende a ler e busca compreender o mundo através da filosofia de Nietzsche; um peixe morto que narra suas memórias enquanto questiona o modo de vida dos seres humanos; uma coruja que ama futebol, mas que não deixa de refletir sobre o aspecto religioso desse entretenimento espetacular; um bando de flamingos que inicia uma revolução mundial; e um vírus do Covid-19 que se dirige diretamente ao leitor questionando sobre o comportamento das sociedades modernas. Em treze contos, com ilustrações assinadas pelo próprio autor, o leitor é convidado a embarcar em diferentes perspectivas para quem sabe refletir um pouco mais sobre algumas questões importantes de nossa época.

Bruno Franques é sociólogo, designer e professor. Pernambucano criado em São Paulo, vive há quase cinco anos nas terras de Makunaima, onde se tornou escritor. Sua presença é muito importante no lançamento desse livro que esperamos ser o primeiro de muitos. Dia 10 de junho de 2023, às 19h, na Livraria Boa Vista do Pátio Roraima Shopping.

Um pouco mais sobre o autor:

Doutorando em Educação pela EDUCANORTE, na linha de pesquisa “Saberes, linguagens e educação” e mestre em “Educação, comunidade e movimentos sociais” pela UFSCar Sorocaba. Graduado em ciências sociais pela USP, é professor do curso de pedagogia na faculdade IEDi Roraima. Pesquisa e ministra cursos em "Educação: Mosaico Pedagógico" e "Literatura de Emergência", conceitos propostos pelo próprio autor. Participa do grupo de pesquisas "Literaturas Indígenas, Africanas e Caribenhas", da UFRR. Realiza trabalho de campo em narrativas identitárias e educação a partir da centralidade do alimento nas culturas com comunidades indígenas e tradicionais da Amazônia, em consultoria para a Associação Slow Food do Brasil e GIZ da Alemanha.

Atualmente está em fase de produção do projeto “Vozes da Amazônia”, que contemplará sua pesquisa de doutorado com povos do campo, dos rios e das florestas, entregando como produtos um filme documentário, exposições, publicações acadêmicas e literárias.

Bruno Franques

95 99120 7157

brunofranques@gmail.com

www.brunofranques.com

Fonte: Bruno Franques - Instagram.

    390
    1