AMACAST | Amazoom promove primeira oficina experimental de podcast

August 23, 2018

O grupo AmaZoom promoveu nos dias 20, 23 e 24 de julho a primeira oficina experimental de podcast, vinculado ao AmaCast. A ação foi o primeiro passo do projeto que visa dar suporte a iniciativas experimentais em podcast na região da Amazônia e Caribe. Embora tenha tido como público alvo os participantes que integram a primeira edição do programa, a oficina foi aberta a comunidade acadêmica e teve todas as vagas preenchidas. 

 

Ministrada por Luan Selfish, coordenador do núcleo de áudio e criador do projeto AmaCast, abordou durante os três dias de oficina  temas como, a história do podcast e suas características, matriz sonora, tipos de podcast, roteirização, técnicas de locução e gravação, técnicas de edição e montagem. Ao final do curso foi lançado o segundo edital do projeto AmaCast, que visa dar apoio a iniciativas de produção inovadoras na Amazônia. 

 

A acadêmica do curso de comunicação social - jornalismo da Universidade Federal de Roraima, Ana Paula Pires afirmou ter gostado da experiência da oficina pela possibilidade de participar da criação, "eu sempre gosto de fazer parte dos bastidores, fazer edição e todo esse tipo de coisa. Mas com essa oficina eu pude aprender a produzir. Eu fui ao estúdio e foi a minha voz que saiu dessa vez. Poder criar desde o roteiro até a gravação". 

 

Outra acadêmica do curso, Glenda Cardelly, enfatizou a boa proposta da oficina em juntar a teoria com a prática e ainda destaca "a experiência da sonorização no laboratório de áudio foi bem interessante, pois nos proporcionou trabalhar o sentido humano da escuta e como os elementos sonoros são capazes de nos levar a sentir e experimentar diversos sentimentos e emoções. Foi algo além das minhas expectativas, pois aprender a trabalhar um recurso em ascensão é algo que coloca o profissional da comunicação um passo a frente dos demais". 

 

 

Luanna Carvalho, que já faz parte do projeto AmaCast com uma das propostas selecionadas no primeira edital do projeto, afirmou que os resultados foram além do esperado "minhas expectativas foram todas ultrapassadas. O que eu espero daqui pra frente é aprimoramento do conteúdo e que tenham mais oficinas como essa, tando para conteúdo que já foi abordado, como para apresentar coisas novas, pois tudo se atualiza. Espero que esta tenha sido a primeira de várias experiências". 

 

A primeira edição do projeto AmaCast segue até novembro de 2018 e tem previsão de produzir até lá mais de 20 edições de podcast experimentais dos mais diversos gêneros, além de promover outras oficinas, mostras e grupos de discussão sobre esta tecnologia.  

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

AMAZOOM
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon

O Amazoom é uma rede de comunicação, pesquisa e promoção da cultura localizado no estado de Roraima

www.redeamazoom.org orgulhosamente criado por Bryan Chrsytian Araújo. 2017