Estudantes de Jornalismo da UFRR ganham prêmios no Intercom Norte e representarão a UFRR em Encontro Nacional

May 29, 2018

 

Entre os dias 22 a 24 deste mês os estudantes de Comunicação Social- Jornalismo da UFRR, participaram do  Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Região Norte (Intercom- Norte), em Vilhena-RO .Foram oito projetos apresentados e desenvolvidos  em distintas disciplinas do curso, destes, quatro projetos foram premiados na categoria Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom).

 

O Expocom premia os melhores trabalhos experimentais desenvolvidos por alunos em diferentes categorias, no total são 19 universidades que concorrem à premiação. O curso de Comunicação Social da UFRR, este ano foi premiado nas categorias Blog, Agencia de Comunicação, Produção Laboratorial em Audiojornalismo, e na categoria de Comunicação e Inovação. Com as premiações, os estudantes representarão a região norte –nestas categorias- no Intercom Nacional que acontecerá na Universidade da Região de Joinville, entre os dias 2 a 8 de setembro deste ano.

 

Para Bryan Chrystian, um dos estudantes premiados na categoria Blog, participar dessas competições estimula o desenvolvimento de produtos inovadores na região norte dentro das instituições de ensino superior. “Para participar, é necessário que o aluno escreva um paper explicando o processo de construção do produto, o que também potencializa a investigação cientifica dos acadêmicos. Essa é a primeira vez que a universidade participa com tanto projetos de comunicação e também é a primeira vez que consegue levar tantos prêmios para casa”, enfatiza entusiasmado o estudante.

 

Na edição anterior, o curso de jornalismo da UFRR apresentou dois projetos, e não teve premiação em nenhuma fase, por isso, durante todo esse primeiro semestre, os estudantes se empenharam em desenvolver projetos bem consolidados, com intuito de submissão para o evento, visando às premiações e a troca de experiências que o encontro proporciona. Roraima, neste cenário, é um dos estados que participa com a menor delegação, por isso, em termos proporcionais, a instituição foi uma das melhores premiadas na região nesta edição.

 

A estudante indígena da etnia Wapichana, Ariene Susui, foi premiada na categoria Produção Laboratorial em Audiojornalismo com produção -Pymydy- polinizando conhecimentos, na qual abordou temas ligados a diferentes etnias indígenas da região em uma série de reportagens. “Ganhar esse prêmio vai além do objeto em si, e sim da representação do trabalho e divulgação das etnias indígenas do estado de Roraima,  demonstrando assim, a importância  das atividades  em sala de aula com o conhecimentos da cultura local e importância  desses povos na sociedade”, explica a estudante.

 

 

O INTERCOM

 

Todos os anos, a Intercom realiza cinco congressos regionais – Intercom Centro-Oeste, Intercom Sudeste, Intercom Norte, Intercom Sul e Intercom Nordeste –, que abordam o tema escolhido para o congresso nacional que acontecerá posteriormente, no mesmo ano, este ano o tema escolhido foi “Desigualdades, gêneros e comunicação”.

 

O debate da temática nessas duas instâncias, regional e nacional, gera um campo fértil para o diálogo plural entre diferentes perspectivas regionais, em uma conjuntura marcada pela globalização, e mostra-se uma forma de interiorização da discussão acadêmica sobre o campo da Comunicação. Os congressos reúnem milhares de pesquisadores, profissionais e estudantes das diferentes regiões.

 

Foto: Intercom

Legenda: Delegação da Universidade Federal de Roraima recebe prêmio durante Intercom Norte 2018

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Please reload

www.redeamazoom.org orgulhosamente criado por Bryan Chrystian. 2017