• Amazoom

Vila Olímpica Roberto Marinho estimula a prática esportiva em Boa Vista




Foto: Adriã Galvão

A criação de lugares que estimulem a prática de atividades físicas ajuda a melhorar saúde, bem-estar e a qualidade de vida. Mas quando isso, envolve os sonhos de atletas iniciantes, o lugar ganha vida e se transforma em palco de mudanças sociais.

Em Boa vista, o complexo esportivo Vila Olímpica Roberto Marinho, é descrito assim, como um lugar que incentiva não só a prática de esportes, mas o desenvolvimento social e cultural de crianças, adolescentes e adultos. O local foi inaugurado há 15 anos, e oferece desde então mais de 15 modalidades esportivas gratuitas à população boavistense.



Osmerle Gonzáles, vive no Brasil há três anos, e conta que seu amor pela leitura sempre existiu, mas pela ginástica rítmica começou há a mais ou menos dois anos. “Sempre quis fazer ginástica, gosto muito daqui, tenho a possibilidade de praticar, competir, aqui também tem festinha e


Foto: Adriã Galvão

espaços especiais para crianças. É divertido porque conheço pessoas, posso brincar e fazer o que gosto que é ler e dançar. ”



Foto: Adriã Galvão

Ananda Pacheco chegou a Vila Olímpica aos 6 anos para ter aulas de ginástica rítmica, mas nunca imaginou que o esporte a levaria tão longe. Em setembro deste ano a Vila Olímpica Roberto Marinho sediou a I Copa de Ginástica Rítmica de Boa Vista, na qual Ananda conquistou o 1° lugar na categoria juvenil.

" No primeiro momento eu não acreditei. Foi tão emocionante quando chamaram meu nome porque eu dei meu máximo pra conseguir subir ao pódio, foram dias e dias de treino e meus professores sempre acreditam em mim", disse emocionada.

Neste ano a ginasta completa 13 anos,idade limite para participar da Escolinha de Esportes, mas para não deixar a Vila, Ananda diz que pretende ser voluntária e ajudar outras crianças a aprenderem mais sobre o esporte. " Quero aprender mais e também ensinar outras crianças da Vila. ", ressaltou.

O espaço é um dos maiores complexos poliesportivos da região norte, dentre os esportes desenvolvidos, estão: Ginástica, natação, boxe, judô, ginástica rítmica, futebol, vôlei, tênis de mesa, xadrez, jiu jitsu, funcional, zumba, basquete, taekwondo e beisebol, além do atletismo e caminhadas. O espaço oferece também um cantinho da leitura, incentivando também alfabetização do público.


Raimundo Batista é usuário do local, ele explica que já fez musculação, mas foi na caminhada que encontrou o prazer do esporte. “Foi na caminhada que me identifiquei. Já pratico aqui há dois anos, faço todos os dias pelo menos 1 hora de caminhada. Isso me deixa leve, menos estressado da rotina e o local também é bastante seguro, gosto muito.”

Atualmente mais de 1400 pessoas, entre elas, crianças, adolescentes e adultos, estão matriculadas nas atividades esportivas da Vila Olímpica . As aulas são ministradas por professores contratados e voluntários.

Foto Aos 5 anos, Welington Soares descobriu seu sonho, ser jogador de futebol.


Foto: Jaqueline Lima

Atualmente com 10 anos, ele conta sobre seu empenho para atingir sua meta. “Amo o futebol venho para Vila todas as tardes”. Welington ressalta ainda que já praticou o esporte em outro clube, mas com uma estrutura diferente “ Já tive futebol em outro clube, mas lá a gente não podia competir e isso me fez sair”.

A Vila fica localizada no bairro Olímpico, zona oeste de Boa Vista. Os portões são abertos de segunda a sexta, de 06h às 12h e de 14h às 21h. O local conta com câmeras e o monitoramento dos Guarda-Municipais 24h.

Estrutura da Vila

Dentro do espaço, fica o maior ginásio poliesportivo de Roraima, o Romerão, que possui capacidade para comportar 5 mil pessoas, possui também o Ginásio Alamir Casari, conhecido como Romerinho, e comporta 2 mil pessoas. Na vila é possível encontrar o complexo de quadras de vôlei de areia, duas de basquete, uma de futsal e seis campos de areia, além banheiros, quiosques, guaritas, quadra poliesportiva aberta. Tem também três piscinas, uma 25 metros, e uma exclusiva para saltos, 2,5 mil de calçadão academia aberta, seis campos de areia, dois campos de futebol society e cinco quadras de tênis.


“ Essa escola de esportes realmente transforma vida de crianças. O esporte tem disciplina, aceitação, convivência, e isso que procuramos desenvolver aqui. Fico encantado quando uma criança diz que o esporte é seu sonho. Tudo que estiver ao nosso alcance para promover a prática esportiva, fazemos ”, conta o administrador da vila, Josiel Matos.


Para participar dos projetos da Vila, como a Escolinha de Esportes e o Qualidade de vida é necessário efetuar a inscrição:


Para crianças: de 3 à 17 anos, com Cartão do SUS do responsável e da criança; RG ou certidão de nascimento da criança; RG e CPF do responsável; Comprovante de residência.

Para adultos: A partir dos 18 anos, com cartão do SUS; RG e CPF; Comprovante de residência.


Foto: Jaqueline Lima


58 visualizações
AMAZOOM
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon

O Amazoom é uma rede de comunicação, pesquisa e promoção da cultura localizado no estado de Roraima

www.redeamazoom.org orgulhosamente criado por Bryan Chrsytian Araújo. 2017