top of page
  • Foto do escritorYasmim Trindade

V Semana dos Povos Indígenas Da UFRR - confira a programação do evento

A Universidade Federal de Roraima vai promover a partir do dia 14 de agosto a 5º semana dos Povos Indígenas. O evento vai até o dia 18 e será realizado no auditório Alexandre Borges.


Foto: Divulgação


A Semana dos Povos Indígenas é um evento importante da Universidade Federal de Roraima (UFRR), responsável por promover e apresentar pensamentos e projetos acerca da cultura, dos desafios e dos direitos e deveres dos povos originários. O evento é organizado pelo Instituto Insikiran que está encarregado por ofertar cursos destinados aos povos indígenas.


Durante a semana os participantes vão poder participar de cursos, palestras e oficinas. O evento abordará três temas: Povos Indígenas, sustentabilidade e mudanças climáticas; A década internacional das línguas indígenas; e Direitos indígenas: ameaças, complexidades e desafios.


O evento, que contará com uma das maiores autoridades em direitos dos povos indígenas do Brasil, o professor Carlos Frederico Marés, tem como objetivo celebrar o Dia Internacional dos Povos Indígenas, que ocorre em 9 de agosto. O professor Doutor no curso de Gestão Territorial Indígena do Insikiran, Rickson Figueira é um dos organizadores do evento, ele conta que a semana é importante e necessária para UFRR e para toda a sociedade.


“Este evento já está se tornando tradicional na UFRR e ele demonstra como a universidade se encontra em um constante movimento no sentido de ampliar o debate acerca das questões indígenas, de abrir espaço de participação e troca de ideias entre as lideranças indígenas regionais, nacionais e até internacionais com a academia e a sociedade no geral”, afirmou o professor.

Ao longo da semana serão realizadas palestras, mesas redondas e oficinas sobre diferentes temas que envolvem os direitos indígenas. O professor Rickson afirma que as expectativas para a V Semana dos Povos Indígenas são ótimas e que todos tem trabalhado bastante para proporcionar um evento rico em cultura e conhecimento.

“Nossas expectativas são ótimas. Nós já temos um bom número de pessoas inscritas como ouvintes no evento, o que é bastante significativo porque já passam de 100 pessoas. Então, são as melhores expectativas possíveis. O evento possibilita situar o Instituto Insikiran e a UFRR como polos de produção de conhecimento que é construído a partir de diálogos com ampla participação de lideranças indígenas e também da sociedade como um todo”, finalizou.

Confira a programação:





132 visualizações0 comentário
bottom of page