• WebJor

Toca da Bruxa promove palestra sobre como lidar com a depressão.

Por: Antonio Duarte e Filipe Gustavo.


No próximo sábado (16), Toca da Bruxa promove palestra sobre Saúde mental, o evento será realizado na sua sede, e ocorrerá entre 14h as 18h, a entrada será 1KG de alimento não perecível, que serão doados para pessoas que estão necessitando.


A palestra será conduzida pela psicanalista e terapeuta Claudia Oliveira, com a programação no intuito de discutir como lidar com a depressão, identificar os sintomas e outros temas relacionados. Ela destaca a importância de desmistificar o assunto para que as pessoas conheçam o problema e encontrem um caminho para o tratamento.


“A depressão é um transtorno desenvolvido de acordo com situações adversas, como um fim de relacionamento, a morte de uma pessoa querida, ou seja, de uma tristeza profunda. As pessoas criam uma imagem de que a depressão é o fim, e não é. Uma pessoa depressiva pode buscar um equilíbrio através de terapias, acompanhamento psiquiátrico, e outras alternativas para que ela possa viver com tranquilidade”, explicou.


Ela ainda explica que pessoas com depressão acabam fazendo coisas para se automutilar, ter pensamentos de tirar a própria vida, porque acham que a tristeza é infindável e não há saída, mas existe sim e com isso o apoio familiar é importante. "Então o familiar o que ele pode fazer? primeiro compreender e entender que a depressão e ansiedade não é frescura, a pessoa não está com frescura, a pessoa não está com a falta de deus como muitos falam, com isso a pessoa precisa da participação e ajuda das pessoas que a amam. No segundo passo, é conversar para que ela possa buscar profissional", contou.


Para terapeuta as palestras com pautas de saúde mental são de extrema importância para que possam ter enfoque principal no objetivo de que as pessoas possam ter uma vida normal com decisões conscientes e que consigam entender a própria mente. Claudia ainda conta mais sobre como será a palestra em si e disponibiliza de um grupo no WhatsApp de atendimento gratuito.


Acadêmica de Comunicação Social, que preferiu não se identificar, conta como faz para lidar com a depressão e sobre a palestra, “Eu busco ficar perto de pessoas que eu gosto, e além disso faço acompanhamento profissional com psicólogo e psiquiatra, acredito muito que em algum momento da vida todas as pessoas irão precisar de terapia por ser algo esclarecedor. Roraima é um dos estados que mais se comete suicídio, então eu fico particularmente esperançosa de que mais e mais locais estejam tocando nesse assunto e promovendo conhecimento a respeito”.



TOCA DA BRUXA.

É um espaço cultural que foi inaugurado em 2021 conta com feirinhas, palestras, cursos, oficinas, artes, tendo como público alvo a comunidade LGBTQIA+. Funciona todos os dias e fica localizada na Av. Benjamin Constant, 761 – Centro.

(Foto: Arquivo pessoal)

8 visualizações0 comentário