top of page
  • Foto do escritorJacildo Bezerra

SEBRAE aposta em inovação e tecnologia para expandir o setor de turismo em RR

Atualizado: 6 de jun. de 2023

Estado de Roraima possui uma das mais belas paisagens do extremo norte, atraindo visitantes do Brasil e do do mundo para conhecer as cachoeiras do Tepequém, as serras do Uiramutã e o encantador Monte Roraima.


Por: Jacildo Bezerra.

O Monte Roraima é uma dos principais cartões postais da região, que recebe turistas de todo o mundo. Foto: RR Adventures.

Em 2022 o estado foi citado como destino tendência para setor pelo periódico tendências do turismo da rede de inteligência de mercado do turismo. Outros segmentos como a pesca esportiva, a observação de pássaros e o etnoturismo são roteiros de forte atrativo.


Roraima é um destino que fornece mil roteiros de opções para os turistas, que se encantam com a beleza do lavrado típico, dos rios e igarapés. Paralelo a isso, a expansão do turismo permitiu o crescimento de setores como o de transporte, hotelaria, alimentação e guiamento turístico.

Cachoeira do Ingapirá na Comunidade Boca da Mata encanta pelas suas águas claras e frias. Foto: Divulgação.

Para fomentar o crescimento do setor, o SEBRAE Roraima está desenvolvendo o Programa de Turismo, voltado para a capacitação das micro-empresas que atuam na recepção de turistas no estado. A ação visa estimular e promover a competitividade dos pequenos negócios ligados à cadeia do turismo integrando e promovendo Roraima como destino turístico.


O programa trabalha com foco na elevação da competitividade e produtividade dos empresários do setor, promovendo consultorias para a formação de destinos turísticos inteligentes na capital e interior, e nas áreas de marketing, finanças e gastronomia.

Kátia Weskesky, Gestora do Programa de Turismo do SBRAE-RR: aposta em inovação para crescer o setor. Foto: ASCOM/SEBRAE.

De acordo com a Gestora do Programa de Turismo, Kátia Weskesky, o programa irá ofertas missões técnicas para conhecimento de cases de sucesso na promoção turística, como a - Missão Rotas das Emoções, para o estado do Maranhão em junho, o Festival Gastronômico de Tiradentes, em Minas Gerais, e para a Feira da ABAV no Rio de Janeiro em setembro.

Segundo a gestora, a atuação do SEBRAE no turismo vem atendendo a estratégia dos destinos turísticos, de forma a contribuir e estimular a competitividade nos pequenos negócios que fazem parte da cadeia produtiva do setor. Atualmente 56 empresas dos municípios de Boa Vista, Amajari, Bonfim, Mucajaí e Iracema.


O objetivo maior do programa é promover uma maior competitividade dos pequenos negócios e e através das capacitações e soluções propostas promover destinos turtisticos inteligentes, onde é necessário o envolvimento de todo o trade, tanto a iniciativa privada quanto os governos em suas diversas esferas, com a formação de uma governança forte, que vai resultar em uma experiência melhor para quem visita Roraima.


No mês de março desse ano o Programa levou uma caravana de empresários em uma ação de aproximação com o trade amazonense. Cerca de 30 representantes de agências de viagem dos dois estados se reuniram no Hotel Express Vieiralves em torno de uma rodada de negócios para debater e gerar intercâmbio entre os dois mercados.

A Rodada de Negócios serviu para aproximar empresários do setor de turismo de Roraima e do Amazonas. Foto: ABAV-RR.

O programa ainda contempla a realização de eventos para promoção das empresas e os destinos turísticos que são ofertas em Roraima, como o Salão de Turismo de Roraima, em outubro, juntamente com o Festival Gastronômico e os Projetos do Agro, ações também desenvolvidas pela instituição. “Estamos atendendo os setores de bares e restaurantes, agencias receptivas, hotelaria e o guias de turismo”, disse Kátia Weskesky.


A empresária Lena Matos/ presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem em Roraima/ atua no mercado há mais de 20 anos, sendo uma das pioneiras na recepção de turistas. Segundo ela, empresas filiadas a ABAV têm 30& de desconto na adesão aos projetos do SEBRAE.

A Presidente da ABAV em Roraima. Lena Matos, aposta nos conhecimentos ofertados pelo SEBRAE para melhorar o desempenho das empresas de turismo. Foto: Site PMBV.

A parceria, de acordo com Lena Matos é um grande avanço, graças às contrapartidas que recebem do SEBRAE, seja com as consultorias, cujos conhecimentos podem ser compartilhados com os colaboradores, e as missões que trazem novos conceitos para o dia a dia das empresas. “A expertise que recebemos do SEBRAE faz a diferença no dia a dia das empresas, e isso é um incentivo muito grande”, disse Lena Matos.


O diretor do Departamento de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo de Roraima, Bruno Muniz de Brito, destacou que a participação do projeto do SEBRAE junto com o Governo do Estado é importante para fortalecer as parcerias vem sendo construídas desde 2019. Segundo ele, o papel das empresas na construção da melhor experiência de visitação turística, a qualificação de profissionais, o acesso a crédito e a promoção turística foram vetores importantes para o desenvolvimento e de trabalho conjunto.

Bruno de Brito destacou ainda a parceria com o SEBRAE na construção dos Planos de Visitação das Comunidades indígenas que operam o etnoturismo em Roraima, como Kawê, Bananal e Boca da Mata em Pacaraima, Flexal no Uiramutâ e Raposa I em Normandia, bem como em diversas ações realizadas ao longo do ano pelo DETUR.
O diretor do DETUR enalteceu a aprceria com o SEBRAE no desenvolvimento do turismo em RR. Foto: ABAV-RR .

O diretor disse ainda, que essa ação, revela uma sinergia próspera entre o Governo dp Estado, as prefeituras municipais, empresas do setor privado e as parceiras do Sistema S, como o SEBRAE, que apoiam o desenvolvimento do turismo em Roraima. “O projeto do SEBRAE sinaliza a fortaleza que é o turismo no estado de Roraima”, disse o diretor.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page