• Bryan Chrystian

Roraima é o estado com maior número de candidaturas na plataforma Campanha Indígena da APIB



Roraima é o estado com o maior número de candidatos registrados no site Campanha Indígena da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) em parceria com a Mídia Ninja em conjunto com a Mídia Ìndia. 


Até o momento, já foram cadastradas 40 candidaturas do Estado na plataforma, que possui o objetivo de fortalecer e divulgar a participação das lideranças indígenas no processo eleitoral. 

Do total de candidatos de Roraima, 21 são homens e 19 mulheres. A maioria deles, 34, concorrem a uma vaga ao cargo de vereador, três ao de prefeito e outros três ao de vice-prefeito. 


O número do Estado representa 29,2% de todas as candidaturas registradas no site da Apib, que já conta com 131 candidatos de todo o país. 


Na sequência de Roraima, os estados com maiores números de candidatos indígenas na plataforma são Bahia, com 20, Paraná, com 17 e Santa Catarina, com oito. 


EM NÚMEROS: 

De acordo com os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Roraima registrou 148 candidaturas de pessoas autodeclaradas indígenas nas Eleições Municipais de 2020. O número representa 7,9% do total de candidaturas registradas pela Justiça Eleitoral em todo o estado, que soma 1.875. 


CAMPANHA INDÍGENA

Lançada no dia 15 de outubro, a iniciativa pretende ampliar a representação dos povos indígenas nas instâncias dos poderes legislativo e executivo em todo o país. De caráter suprapartidário, a ação compreende que a trajetória da liderança na defesa dos direitos indígenas e do reconhecimento dessas candidaturas pelos povos é mais relevante do que o partido ao qual o candidato está filiado e concorrendo às eleições. 


Para Dinamam Tuxá, um dos coordenadores executivos da Apib, o maior interesse na política institucional deve-se à ampliação do debate sobre a necessidade da representatividade dos povos indígenas e a defesa dos seus direitos nestes importantes ambientes de decisão. 


“As Eleições Municipais 2020 estão prestes a acontecer e mediante a isso é importante frisar que os povos indígenas têm uma importância fundamental dentro desse processo [eleitoral], pois ocupando essas cadeiras vamos fazer um novo enfrentamento dentro do campo político partidário que também é de suma importância para nossa luta”, frisou. 


2 visualizações
AMAZOOM
  • Black Facebook Icon
  • Black Twitter Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon

O Amazoom é uma rede de comunicação, pesquisa e promoção da cultura localizado no estado de Roraima

www.redeamazoom.org orgulhosamente criado por Bryan Chrsytian Araújo. 2017