• Rede Amazoom

Representante do Conselho Indígena de Roraima participará de Cúpula Climática organizada pelos EUA

Fonte: Ana Rosa Alves - O Globo

Sinéia do Vale participará da cúpula climática de Biden. Foto: Reprodução / Facebook

De acordo com o programa divulgado nesta quarta-feira pela Casa Branca, não serão apenas chefes de Estado e de governo que discursarão na Cúpula dos Líderes pelo Clima, que ocorrerá amanhã e na sexta-feira. Pouco após o discurso do presidente Jair Bolsonaro e de outras lideranças internacionais, falará também outra voz brasileira, a de Sinéia do Vale, indígena da etnia Wapichana, que representará o Conselho Indígena de Roraima (CIR). Outros participantes incluem o Papa Francisco e o bilionário Bill Gates, filantropo e fundador da Microsoft.


A sessão virtual de abertura será às 9h de quinta-feira (horário do Brasil), comandada pelo presidente Joe Biden e por sua vice, Kamala Harris. A cúpula é o carro-chefe das reivindicações de uma liderança inédita americana na questão climática, após quatro anos de reveses durante o mandato do ex-presidente Donald Trump.


Intitulada "Aumentando nossas ambições climáticas", a sessão reforça a ambição central americana de limitar o aquecimento global a 1,5oC em relação aos níveis pré-industriais, considerado o máximo antes de mudanças cataclísmicas. Isso, no entanto, demandará que o planeta atinja a neutralidade do carbono até 2050.



Com o prazo em mente, o objetivo de Biden é convencer os países a anunciarem metas mais contundentes para reduzir suas emissões até a COP-26, conferência ambiental da ONU que acontecerá em novembro em Glasgow, na Escócia. Representantes de 26 países e da União Europeia, além do secretário-geral da ONU, António Guterres, discursarão virtualmente na abertura, muitos deles anunciando seus compromissos renovados.


Um dos primeiros a falar será o presidente Jair Bolsonaro, pressionado diante de sua desastrosa política ambiental. Xi Jinping, presidente da China, o russo Vladimir Putin, o britânico Boris Johnson, o francês Emmanuel Macron e a alemã Angela Merkel também marcarão presença na sessão.


Voz indígena

Menos de cinco horas depois da fala do presidente, às 13h45, será a vez de Sinéia do Vale discursar. Wapichana da Terra Indígena Serra da Lua, em Roraima, ela é gestora ambiental e uma das lideranças do movimento indígena de Roraima e da Amazônia há mais de três décadas.

Sinéia irá compor um painel sobre os esforços de atores não estatais no combate à emergência climática, seja paralelamente ou em colaboração com governos nacionais. Outros participantes incluem a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, e representantes de associações indígenas do Chade e dos EUA.


Ainda na quinta haverá uma sessão sobre investimentos em soluções climáticas e energia limpa, reforçando a necessidade de aumentar o financiamento climático e os esforços para fortalecer os investimentos em países pobres e de renda média. Outros debates focarão nos desafios de adaptação às mudanças climáticas, especialmente nos países mais vulneráveis, e nos impactos da emergência ambiental na segurança e seus impactos na preparação das Forças Armadas.



O primeiro dia do evento terminará com uma sessão sobre soluções naturais para reduzir a emissão de gases poluentes, como a redução do desmatamento e a preservação da vida marinha. O Papa Francisco, que em 2015 publicou uma encíclica sobre o tema ambiental, deverá fazer um pronunciamento no início da tarde.

A programação de sexta será focada no papel das inovações tecnológicas na busca pela neutralidade do carbono e na construção de economias verdes, destacando as oportunidades econômicas e a necessidade de maiores investimentos públicos e privados. A sessão reunirá autoridades como os premieres Benjamin Netanyahu, de Israel, Mette Frederiksen, da Dinamarca, e Erna Solberg, da Noruega.


Entre os oradores do segundo dia estão Bill Gates e o também bilionário Michael Bloomberg, ex-presidenciável e enviado especial da ONU para Ambições e Soluções Climáticas.



27 visualizações0 comentário