• Rede Amazoom

Repórter Brasil lança concurso de duas bolsas de R$ 5 mil para reportagens sobre desmatamento

Interessados devem participar da live de apresentação da plataforma Florestas e Finanças, no dia 11/05, e inscrever suas pautas no formulário on-line até 20/05


Fonte: Repórter Brasil


Em 2020, em meio à pandemia de Covid-19, o desmatamento na Amazônia foi o maior dos últimos dez anos, com um aumento de 30% em comparação a 2019, como revelou o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), às vésperas da Cúpula do Clima. A floresta perdeu 8.058 km² de área verde só entre janeiro e dezembro do ano passado, com destaque para o estado do Pará (42%). O levantamento também mostrou que o desmatamento no primeiro trimestre de 2021 foi recorde para o período na última década.


Nesse contexto, a Repórter Brasil lança um concurso para oferecer duas bolsas de R$ 5.000,00 para a realização de reportagens sobre quem financia o desmatamento. As bolsas se destinam a jornalistas e estudantes de jornalismo em todo o país que se interessem pelo tema e queiram investigar mais a fundo sobre o papel de bancos e investidores para aumentar esse problema que preocupa o mundo todo.



A Repórter Brasil integra a coalizão internacional Florestas e Finanças, iniciativa que reúne organizações de campanha e pesquisa que buscam alcançar maior transparência no setor financeiro e em políticas, sistemas e regulamentações que, em última análise, evitem que as instituições financeiras apoiem os tipos de abusos ambientais e sociais que são bastante comuns nas operações de muitos clientes do setor de risco florestal.


A plataforma da coalizão Florestas e Finanças oferece um banco de dados valioso para descobrir a ligação entre grandes bancos, investidores e empresas com risco de desmatamento, que pode ser utilizado na realização de reportagens sobre o tema. Ele fornece informações sobre os financiadores de mais de 300 empresas diretamente envolvidas nas cadeias de abastecimento de carne bovina, soja, óleo de palma, papel e celulose, borracha e madeira, cujas operações afetam as florestas tropicais naturais no Sudeste Asiático, África Central e Ocidental e no Brasil. Também apresenta estudos de caso que envolvem desmatamento e violações de direitos humanos vinculados a investimentos e financiamentos bancários.


Em 2020, por exemplo, a Repórter Brasil publicou duas reportagens com dados da plataforma: uma delas revelou que a maior gestora de investimentos do mundo anunciou política contra o aquecimento global, mas ignorou investimentos na pecuária e na JBS e a outra explicou como a Morgan Stanley está ligada ao desmatamento na Amazônia.


O concurso de bolsas busca contribuir para difundir o conhecimento dessa ferramenta, estimular a pesquisa em seu banco de dados e mostrar sua importância para a questão ambiental.



Inscrições


As pautas propostas por jornalistas ou estudantes de jornalismo para a produção de reportagens sobre quem financia o desmatamento devem necessariamente utilizar o banco de dados da plataforma Florestas e Finanças.


Os interessados devem participar da live de apresentação da plataforma e de lançamento do concurso de bolsas para reportagens, que será realizada no Instagram da Repórter Brasil, no dia 11/05 (terça-feira), das 9h às 10h30.


Depois do evento, as inscrições devem ser feitas até o dia 20 de maio de 2021, por meio deste formulário on-line. As pautas inscritas devem conter as informações de contato dos participantes, minibio (com experiência acadêmica e profissional), links para reportagens anteriores, uma referência profissional com telefone de contato, e a proposta de pauta detalhada, com contexto, abordagem, perguntas norteadoras, possíveis fontes, cronograma e plano de trabalho.


A Comissão Julgadora, formada por representantes da Repórter Brasil e da coalizão Florestas e Finanças, levará em conta o alinhamento da pauta com a proposta da bolsa, incluindo a utilização do banco de dados da plataforma, a qualidade da pré-apuração, a originalidade e relevância jornalística, entre outros fatores.



Premiação


Os vencedores serão anunciados no dia 10/06 no site da Repórter Brasil e comunicados por e-mail. Todo o processo de apuração e elaboração das reportagens será acompanhado pela equipe da Repórter Brasil. Desde que cumpram os critérios de qualidade da